22/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Prefeito de Manaus recebe ‘Selo Caixa Gestão Sustentável’

Publicado em 23 de setembro, 2025

Foto: Dhyeizo Lemos/Semcom-Prefeito

O prefeito de Manaus, David Almeida, recebeu o “Selo Caixa Gestão Sustentável” concedido à Prefeitura de Manaus, em solenidade no auditório do mirante Lúcia Almeida, no Centro. A certificação nacional avalia municípios em 22 indicadores públicos ligados à governança, sustentabilidade e responsabilidade social (ESG – Environmental, Social and Governance).

A cerimônia foi realizada na manhã desta terça-feira, 23/9, e reuniu autoridades municipais, representantes da Caixa Econômica Federal e membros do Conselho Municipal de Gestão Estratégica (CMGE). O selo garante ao município credibilidade nacional e acesso a condições diferenciadas de financiamento, além de fortalecer a imagem da capital amazonense como referência em governança responsável, sustentabilidade ambiental e compromisso social.

“Todos da prefeitura estão de parabéns. Ser reconhecido por uma entidade como a Caixa Econômica Federal, que avalia o ambiental, o social e também a questão climática, nos faz crer que estamos no caminho certo. Tudo o que fazemos é para o bem da sociedade”, afirmou o prefeito David Almeida.

Captação de recursos

O gestor destacou que a certificação reforça a seriedade da administração municipal e abre novas possibilidades de captação de recursos.

“A Prefeitura de Manaus se credenciou por meio de muito trabalho e parcerias. Esse certificado pode servir para negociações com organismos como o Banco Mundial, demonstrando a solidez e a qualidade com que tratamos a coisa pública. Estamos muito felizes, porque a Caixa é um órgão governamental que fomenta, incentiva e investe para que os municípios possam crescer e se desenvolver. Em nome da prefeitura, agradeço à Caixa Econômica Federal e à nossa equipe de gestão, que tem feito entregas que melhoram a qualidade de vida da população”, completou.

Pilares

O presidente do CMGE, Arnaldo Grijó, ressaltou que a conquista é fruto de indicadores sólidos da administração municipal. “Esse é um grande prêmio para Manaus, sinal da boa gestão que a cidade vem fazendo desde o primeiro dia de governo. O selo envolve quatro pilares: social, governança, ambiental e climático. Hoje, a Caixa reconhece esse esforço, que representa melhor qualidade de vida para a população, uma cidade mais resiliente e uma transição energética mais justa”, afirmou.

Saneamento básico

Segundo Grijó, o saneamento básico é uma das áreas em que Manaus mais avançou. “Hoje, temos 100% de cobertura de água potável. Na coleta e tratamento de esgoto, quando assumimos, estávamos em torno de 18% e a previsão é chegar a 38% a 40% até o fim de 2025. Isso integra a Agenda 2030, da ONU, que guia políticas públicas internacionais, e Manaus está alinhada a esses objetivos”, destacou.

Foto: Dhyeizo Lemos/Semcom-Prefeito

Critérios

A superintendente da Caixa no Amazonas, Jorinei de Freitas, detalhou os critérios que levaram Manaus à conquista do selo. “Esse é um reconhecimento às boas práticas da prefeitura no que tange à governança e à sustentabilidade. São 22 itens avaliados pela Caixa, divididos em quatro categorias: social, ambiental, de governança e climático. Manaus se destacou em vários deles, demonstrando alinhamento com as diretrizes da Caixa, que valorizam cidadania e sustentabilidade. Isso é muito importante para nós”, disse.

Entre os critérios avaliados estão acesso à água potável, coleta seletiva, saneamento básico, capacidade de pagamento do município, regularidade de contas públicas, cobertura vacinal e indicadores de gestão climática.

Já a gerente regional da Caixa, Romina Moura, destacou o orgulho da instituição em reconhecer municípios comprometidos com a sustentabilidade. “O Selo Caixa Gestão Sustentável é um produto que nos dá muito orgulho, porque reconhece as ações ESG dos municípios que contribuem para melhorar a vida da população. Quando entregamos o selo, temos a satisfação de ver o comprometimento da gestão local com a sustentabilidade”, afirmou.

A cerimônia contou com a presença de autoridades da Caixa Econômica Federal, entre elas, a gerente regional Romina Moura; o coordenador da Matriz, Danilo Borges, e o superintendente de Governo, Jardel Bentes da Rocha. Pela Prefeitura de Manaus, além do prefeito David Almeida, participaram secretários municipais, presidentes de institutos e lideranças da gestão.

Desenvolvimento sustentável como eixo da gestão

Manaus, que concentra quase 80% de toda a riqueza produzida no Amazonas e figura entre os dez maiores arrecadadores de impostos do país, vem consolidando um modelo de crescimento econômico aliado à responsabilidade socioambiental. A capital amazonense reduziu, drasticamente, o tempo médio de abertura de empresas de 98,7 horas, em 2019, para pouco mais de 5 horas em 2025, superando grandes centros, como São Paulo.

Além disso, a prefeitura firmou parceria com o Banco Mundial e com a International Finance Corporation (IFC) para fortalecer a saúde financeira do município e ampliar investimentos em projetos de infraestrutura verde, logística reversa, valorização de resíduos sólidos e preparação para o mercado de carbono.

Essas ações estão alinhadas ao “Plano Estratégico Manaus Cidade Global 2033”, documento que guia as metas de eficiência, eficácia e efetividade da administração municipal, e à Agenda 2030, da ONU, reforçada pela adesão da capital ao programa “Meu Município pelos ODS”.

Assuntos relacionados nesta matéria:

#Sustentabilidade, #DavidAlmeida, #Manaus, #Caixa#, #SeloCaixaGestãoSustentável, #ResponsabilidadeSocial, #PrefeituradeManaus, #PortalMarcosSantos

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.