25/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Setembro Verde: SEPcD intensifica fiscalização de vagas exclusivas para PcDs

Publicado em 17 de setembro, 2025

Setembro Verde: SEPcD intensifica fiscalização de vagas exclusivas para PcDs

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPcD), iniciou, nesta terça-feira (16/09), a fiscalização das vagas de estacionamento prioritárias em centros comerciais e supermercados da capital. A ação integra a campanha “Setembro Verde”, de inclusão dos direitos da pessoa com deficiência.

A campanha, em parceria com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), verifica o uso indevido de vagas destinadas às pessoas com deficiência (PcDs), além de realizar abordagens e distribuição de materiais informativos sobre os direitos das PcD.

Semana

O secretário executivo adjunto da SEPcD, Adriano Reis, explicou que a ação acontecerá durante o decorrer da semana, como forma de alcançar todas as zonas da capital. “A intenção é conscientizar a população sobre os direitos da pessoa com deficiência, ressaltando o cumprimento da lei. Estamos na campanha, todos os dias, para conscientizar a população de ‘Não use a vaga da pessoa com deficiência’, pois a PcD precisa dela e é uma vaga que garante a acessibilidade”, frisou.

A blitz integra a campanha “Setembro Verde”, um mês dedicado à conscientização e à luta pelos direitos das pessoas com deficiência, promovendo ações que visam garantir inclusão em diversos setores, como lazer e cultura. A população é encorajada a denunciar práticas irregulares, contribuindo assim para um ambiente mais justo e acessível.

Lei

Estacionar em vaga PcD é infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A Lei Estadual 241/2015, determina que 2% das vagas de estacionamento sejam reservadas para pessoas com deficiência.

Segundo o vice-presidente de Trânsito do IMMU, Edson Leda Junior, a fiscalização orienta a população sobre o uso indevido da vaga de estacionamento, verificando informações nos locais e reforçando o direito ao espaço exclusivo para idosos e PcDs. “Para fazer o uso da vaga é preciso que a pessoa que tem direito dela esteja dentro do veículo, por exemplo o idoso, por mais que exista o cartão é necessário que ele esteja dentro do veículo utilizando essa vaga. Foi flagrado uma pessoa usando o cartão da pessoa com deficiente sem a pessoa presente, então é importante reforçar que o cartão é da pessoa, não do veículo”, explicou.

Fiscalização

As fiscalizações dos direitos de pessoas com deficiências são recorrentes pela SEPcD e a rede de proteção. No início deste mês, as equipes estiveram no Porto e na Rodoviária de Manaus para verificar a gratuidade de vagas em transportes intermunicipais, de acordo com a Lei Federal nº. 13.146/2015.

Tags: ,

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.