
Agosto Lilás reúne idosos em caminhada em Parintins
Parintins (AM) – A campanha Agosto Lilás, voltada ao enfrentamento da violência contra a mulher, foi marcada nesta quinta-feira (21) por uma caminhada promovida pela Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), em Parintins. O ato reuniu participantes do projeto “Dançando na Melhor Idade”, na Arena Olímpica Rubem dos Santos.
A atividade incluiu alongamentos, aula de yoga, exercícios físicos e palestras sobre cuidados com a saúde do idoso. Também foram oferecidos serviços de aferição de pressão, pesagem e exames básicos, em parceria com o curso técnico em Enfermagem da Biomed.
Para a professora Itamara Guerreira, responsável pelo projeto, o momento reforçou a união entre prática esportiva e conscientização. Segundo ela, a caminhada serviu como forma de protesto pacífico, pedindo respeito e valorização das mulheres, além de destacar a importância do cuidado com a saúde na terceira idade.
A aluna Luiza Bentes, de 68 anos, ressaltou a relevância da mobilização. “É muito importante esse momento de respeito às mulheres e também para mantermos nossa saúde e bem-estar”, afirmou.
Já o técnico de enfermagem em formação Ítalo Barros explicou que a proposta foi incentivar hábitos saudáveis. Ele destacou a importância da atividade física, da leitura e da alimentação equilibrada para a qualidade de vida dos idosos.
A caminhada integra o conjunto de ações desenvolvidas em Parintins no mês de agosto para ampliar a conscientização sobre o combate à violência contra a mulher, promovendo ao mesmo tempo inclusão social e práticas de saúde preventiva.
