10/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Em Manaus, Operação Shamar promove orientação jurídica gratuita para mulheres

Publicado em 06 de agosto, 2025

Em Manaus, Operação Shamar promove orientação jurídica gratuita para mulheres

Atendimento da DPE-AM será realizado nesta quinta e sexta-feira (07 e 08/08) na área externa da delegacia especializada. (Foto: Lyandra Peres/PC-AM e Divulgação/DPE-AM)

A Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM) centro-sul, da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), recebe, na quinta e sexta-feira (07 e 08/08), as ações da Defensoria Itinerante, da Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM), que oferecerá atendimentos jurídicos gratuitos, orientações legais e entre outros serviços voltados para a proteção de mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

Os serviços estarão disponíveis das 8h às 17h, na área externa da delegacia, localizada na avenida Mário Ypiranga Monteiro, bairro Parque Dez de Novembro, zona centro-sul.

Entre os serviços oferecidos, estão a assistência jurídica gratuita para casos cíveis e de família, como pensão alimentícia, divórcio e registro público; e casos criminais, como violência doméstica e solicitação de medida protetiva de urgência. Também será disponibilizado atendimento psicossocial, com psicólogos responsáveis por oitivas especializadas, visando um acolhimento mais humanizado e de maior qualidade.

De acordo com a delegada Patrícia Leão, titular da unidade especializada, a iniciativa faz parte da Operação Shamar, coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que tem como objetivo fortalecer ações ostensivas, repressivas e preventivas no combate à violência contra a mulher.

“A parceria com a Defensoria Pública é fundamental para ampliar o acolhimento e garantir um atendimento completo às mulheres vítimas de violência. Ao recebermos a Defensoria Itinerante na delegacia, conseguimos oferecer, em um só espaço, suporte policial e jurídico, o que facilita o acesso aos direitos e fortalece a rede de proteção”, destacou a delegada.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.