13/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Mercado Adolpho Lisboa comemora 142 anos e Prefeitura anuncia revitalização e ações para o Centro Histórico de Manaus

Publicado em 16 de julho, 2025

Foto: Carlos Oliveira/Vice-Prefeito

O mercado municipal Adolpho Lisboa, conhecido como “Mercadão”, completou 142 anos de história em Manaus. Fundado em 15 de julho de 1883, durante o ciclo da borracha, o espaço é um dos principais símbolos da arquitetura e cultura amazônica. Nesta quarta-feira, 16/7, o prefeito em exercício Renato Junior, fez uma visita ao local e anunciou uma série de ações que a Prefeitura de Manaus pretende implementar no Centro, com foco no aquecimento do comércio, melhorias na infraestrutura e segurança, além da valorização do espaço como patrimônio histórico e cartão-postal da cidade.

“É um dia muito especial. Manaus comemora os 142 anos de um mercado que guarda a história do nosso povo. O Adolpho Lisboa foi idealizado na época em que o mundo inteiro se voltava para cá por conta da borracha. O ferro da sua estrutura veio com projeto de Gustave Eiffel, o mesmo da Torre Eiffel, e isso carrega um peso simbólico enorme. Eu, que fui feirante ainda menino, hoje volto como prefeito em exercício para reafirmar nosso compromisso com este espaço que é símbolo de Manaus”, disse.

Ordem de serviço

Renato Junior ainda destacou que o prefeito David Almeida dará ordem de serviço, já em agosto, para o início das ações do “Mutirão no Centro”, com tapa-buracos, poda, varrição e sinalização viária e ações sociais em parceria com igrejas, comerciantes e instituições como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) do Amazonas e a Câmara de Lojistas e Dirigentes de Manaus. O objetivo, conforme o prefeito em exercício, é preparar a região para receber o maior #SouManaus da história, previsto para acontecer no Centro, e devolver ao coração da capital o protagonismo comercial e cultural que sempre teve.

Foto: Carlos Oliveira/Vice-Prefeito

Entorno

As falas foram reforçadas pelo titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), Wanderson Costa, que explicou o esforço da prefeitura para reformar não apenas o prédio do Mercadão, mas também seu entorno. “Queremos transformar esse espaço em um mercado ainda mais limpo, arejado e seguro. Um ambiente onde turistas e moradores sintam prazer em estar. Por isso, estamos trabalhando com várias secretarias, do meio ambiente à assistência social, garantindo também o suporte necessário para os permissionários e para a população que frequenta o local”, afirmou.

“O mercado é patrimônio histórico. Não se pode trocar uma telha sem autorização do Iphan. Mas eu peço calma à população, que muita coisa boa vem aí. Falei isso ao prefeito em exercício: cuide da nossa cidade, ela merece”, disse Geraldo Ferreira, 64 anos, dos quais 50 anos foram dedicados ao mercado. Ele também agradeceu pelas melhorias e relembrou os tempos difíceis. “Antes, ninguém dava nada por isso aqui. Agora está maravilhoso”.

A visita também atraiu turistas como Elson Cormarck, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. “Toda cidade tem um mercado central. Aqui encontramos preço bom, comida boa e artesanato de qualidade. O pirarucu e o tucunaré estavam ótimos. É minha quarta vez em Manaus, mas a primeira no Mercadão, e recomendo. Um espaço bem cuidado e que representa a alma da cidade”, elogiou.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.