
Foto: Reprodução
Wesley Fabiano Lourenço e Luiz Armando dos Santos, um casal homoafetivo oriundo de São Paulo, foi preso na sexta-feira (11), suspeito de envolvimento na compra de um bebê recém-nascido em Manacapuru, município localizado a cerca de 68 quilômetros de Manaus. A transação teria sido intermediada por José Urbelan Pinheiro de Magalhães, conhecido como “Sabão”, de 47 anos, também detido pela polícia.
Conforme informações divulgadas pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), denúncias apontaram que o casal paulista havia viajado até a cidade com o intuito de buscar a criança, que teria sido adquirida por R$ 500. A quantia foi transferida via Pix a “Sabão”, proprietário de uma lanchonete e responsável por articular a entrega do bebê.
Durante a tentativa de retirada da criança no hospital local, um dos homens chegou a se identificar como pai do recém-nascido e tentou registrar seu nome nos documentos da unidade hospitalar. No entanto, o processo não foi concluído, pois o sistema estava inoperante no momento. Quando retornaram ao hospital, algumas horas depois, os dois foram abordados e presos por policiais civis.
José Urbelan afirmou em depoimento que a mãe da criança o procurou pedindo ajuda para quitar uma dívida com um agiota, o que teria motivado a negociação. A mulher permanece internada na unidade de saúde junto ao bebê e será ouvida pelas autoridades. Ela também pode responder pelo crime, caso seja comprovado seu envolvimento.
O caso está sob apuração da Polícia Civil e pode ser enquadrado como crime de entrega de filho mediante pagamento, conforme previsto no artigo 238 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Os três suspeitos seguem sob custódia judicial.