30/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Arbitragem amazonense faz história ao atuar simultaneamente nas quatro divisões do Brasileirão

Publicado em 10 de julho, 2025

Arbitragem amazonense faz história ao atuar simultaneamente nas quatro divisões do Brasileirão

Designação inédita marca avanço do quadro nacional da FAF e reforça a credibilidade dos profissionais amazonenses (Foto: Deborah Melo/FAF)

A arbitragem do Amazonas vive um momento histórico. Pela primeira vez, árbitros e assistentes da Federação Amazonense de Futebol (FAF) foram escalados para atuar simultaneamente nas quatro divisões do Campeonato Brasileiro: Séries A, B, C e D. O feito representa um marco sem precedentes e reforça o reconhecimento nacional da competência, preparo e evolução do quadro local.

Para o presidente da FAF e vice-presidente da CBF, Ednailson Rozenha, a conquista simboliza o amadurecimento de uma categoria muitas vezes esquecida e agora reconhecida por sua excelência.

“Fazer arbitragem no Amazonas é mais que estudar regra. É cruzar rios, enfrentar sol e chuva, às vezes sem plateia, mas com dignidade. Esses profissionais representam o silêncio que organiza o jogo, a coragem que impõe respeito, a presença que garante justiça. Chegar às quatro divisões é como alcançar o pódio do invisível. Que cada apito ecoe como símbolo de superação. A FAF segue firme, não apenas formando árbitros, mas moldando condutores de respeito dentro das quatro linhas”, declarou Rozenha.

Para o presidente da Comissão Estadual de Arbitragem da FAF (CEAF-AM), Rodrigo Novaes, a conquista é fruto direto do comprometimento dos profissionais, da busca constante por qualificação e da estrutura oferecida pela atual gestão da FAF.

“O que estamos vivendo é um reflexo do trabalho sério e contínuo que vem sendo feito nos bastidores. Temos árbitros e árbitras que não medem esforços para se qualificarem e levarem o nome do Amazonas com responsabilidade, técnica e honra. A FAF, sob a liderança do presidente Ednailson Rozenha, proporcionou condições reais para o crescimento da nossa arbitragem, com cursos, estrutura e visibilidade. Esse resultado é coletivo. É o Amazonas ocupando seu espaço nos grandes palcos do futebol brasileiro”, destacou Novaes.

Da Série A à D: Amazonas em campo

Na elite do futebol brasileiro, o clássico cearense entre Fortaleza e Ceará, pela 13ª rodada da Série A, contará com dois amazonenses. Antônio Carlos Pequeno Frutuoso será o quarto árbitro e Anne Kesy Gomes de Sá atuará como assistente 2. A partida será neste domingo (13/07), às 19h30 (horário de Manaus).

Pela Série B, os assistentes Uesclei Regison Pereira dos Santos e Dimmi Yuri das Chagas Cardoso foram escalados para o jogo entre Botafogo-SP e Volta Redonda-RJ, na segunda-feira (14/07), às 20h30.

Na Série C, o trio de arbitragem para o confronto entre Retrô-PE e CSA-AL será 100% amazonense: Halbert Luis Moraes Baia no apito, com Noelia Chaves da Paixão e Alexsandro Lira de Alexandre nas bandeiras. O jogo será na segunda-feira (14/07), às 18h30.

Fechando a presença nas quatro divisões, o árbitro Elenildo Batista Rodrigues Júnior comandará Porto Velho-RO x Goiânia-GO, pela Série D, no sábado (12/07), às 16h30.

Com essa escala inédita, a arbitragem amazonense comprova sua evolução técnica e consolida sua presença entre os principais nomes da arbitragem nacional.

Veja mais notícias em Esporte

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.