06/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Festival Close exibe 28 produções LGBTQIAPN+ em Manaus

Publicado em 04 de junho, 2025

Foto: Divulgação/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Começa nesta quinta-feira (05/06) o Festival de Cinema “Close”, que chega a sua segunda edição, em Manaus. Contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o evento voltado para a temática da diversidade acontece durante todo o mês de junho, em apoio ao mês do orgulho LGBTQIAPN+, como forma de incentivar produtores audiovisuais imersos na temática, celebrando a inclusão.

Com exibição de 28 obras, entre videoclipes, curtas-metragens de ficção e documentários, o evento é uma oportunidade para o público local acessar obras do cinema contemporâneo que não chegam às grandes salas de cinema ou streamings.

O festival segue, também, nos dias 11, 17 e 24 de junho, sempre no Teatro Gebes Medeiros, na avenida Eduardo Ribeiro, no Centro, zona sul de Manaus. A programação é gratuita, aberta ao público e realizado pela Cacique Produções.

Na abertura do evento haverá uma cerimônia e uma apresentação especial do Hunter Dance Group, grupo de dança que viralizou nas redes com a performance de “Abracadabra” e foi notado pela própria Lady Gaga.

A exibição dos curtas e documentários produzidos por todos os estados do Brasil serão votados e escolhidos por um júri técnico de profissionais composto por Saleyna Borges, produtora de audiovisual e gestora cultural, e Arnaldo Barreto, premiado artista manauara. A votação conta também com o voto dos telespectadores, o júri popular.

A competição é formada por oito mostras ficcionais e sete documentais. Entre os critérios de votação estão direção artística e melhor abordagem do tema.

De acordo com o idealizador do projeto, Wallace Abreu, o festival é o primeiro do segmento na região Norte, com o intuito de levar a oportunidade de promover a diversidade e visibilidade aos produtores do universo LGBTQIAPN+.

“O ‘Close’ abre uma importante janela cinematográfica à diversidade nas telas brasileiras. No campo audiovisual há um grande quantitativo de obras que permeiam esse universo, mas não há tantos espaços para exibição dessas produções. O ‘Close’ chega ampliando essa janela, de maneira pioneira na Região Norte, trazendo um novo horizonte para esse universo, dando visibilidade a artistas da comunidade LGBTQIAPN+ em produções regionais, nacionais e internacionais”.

Wallace afirma que, em breve, a coordenação do festival irá abrir inscrições para uma oficina de produção audiovisual, uma forma de estimular a produção de videoclipes e dar oportunidades para criadores amazonenses. A oficina será gratuita e aberta ao público interessado por criações.

Veja mais notícias em Entretenimento

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.