25/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Em Parintins: Jornada de Educação Alimentar e Nutricional promove alimentação saudável nas escolas

Publicado em 27 de maio, 2025

Em Parintins: Jornada de Educação Alimentar e Nutricional promove alimentação saudável nas escolas

A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e do Departamento de Nutrição, em parceria com a Secretaria de Produção Rural (SEMPA), promove, desde o mês de abril, a 7ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional. O evento ocorre na Escola Municipal Mércia Cardoso Coimbra, envolvendo alunos do Ensino Fundamental.

A Jornada ocorrerá até o mês de outubro e é uma iniciativa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que visa incentivar o debate e a prática de ações de Educação Alimentar e Nutricional no ambiente escolar, além de dar visibilidade às atividades desenvolvidas nas escolas públicas de todo o país.

Nutrição

Nesta terça-feira (27), nutricionistas do Departamento de Nutrição, engenheiros agrônomos e técnicos em agropecuária e agroecologia da Secretaria de Produção realizaram palestra, preparação do solo e plantio de sementes para implantação de uma horta sustentável no educandário. A ação teve participação da secretária de Educação, Gizelle Soares, professores e pais de estudantes.

Segundo o nutricionista Cledenor Brito, o principal objetivo da ação é incentivar hábitos alimentares mais saudáveis. “A gente sabe da importância que tem a alimentação na vida dos seres humanos e nada mais importante do que incentivar nossas crianças, incentivar nossos adolescentes da rede municipal de ensino a criarem esses hábitos alimentares mais saudáveis, e, em consequência disso, levarem esse conhecimento tanto para outros alunos, quanto para os pais e familiares dentro de suas casas”, afirmou.

Produção Rural

A Secretaria Municipal de Produção Rural atua no projeto com aulas sobre construção e manutenção de hortas escolares, como destacou o engenheiro agrônomo Ronald Gonçalves: “fomos designados para acompanhar esse processo produtivo de horta nas escolas e esse processo começa com o ensinamento das crianças desde o processo de preparação do solo, o porquê de cada processo até chegar na parte de colheita. Essa forma de demonstrar é fundamental, porque a criança aprende desde o início como é produzido todo o alimento que ela consome, ela vai ter na mente noções de como se produz alimento”, explicou.

Durante a programação promovida na escola Mércia Cardoso Coimbra, a secretária municipal de Educação, Gizelle Soares, enalteceu a importância da ação para a comunidade escolar, principalmente, no que diz respeito a uma alimentação mais saudável. A secretária também pontuou todo o suporte que a Secretaria de Educação tem dado para a realização da jornada.

Trabalho

“O nosso trabalho, enquanto secretaria de educação, é dar esse suporte aos nutricionistas para que eles possam desenvolver, da melhor forma possível, o projeto Horta nas Escolas. Temos a nossa logística para trazer parceiros e providenciar material para dar suporte para que essas hortas de fato sejam concretizadas dentro das escolas”, frisou a secretária.

Até o mês de outubro, profissionais do Departamento de Nutrição da Secretaria de Educação e equipe técnica da Secretaria de Produção darão prosseguimento à Jornada de Educação Alimentar e Nutricional na escola Mércia Cardoso Coimbra com diversas atividades, trabalhando também no planejamento de expansão do projeto de horta para outras escolas e centros de educação infantil da rede municipal.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.