25/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

PGR pede ao Supremo abertura de inquérito contra Eduardo Bolsonaro

Publicado em 26 de maio, 2025

PGR pede ao Supremo abertura de inquérito contra Eduardo Bolsonaro

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (26/5), a abertura de inquérito para investigar o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por atuação nos Estados Unidos contra autoridades brasileiras.

No documento apresentado à Corte, a PGR cita entrevistas dadas pelo deputado e postagens em redes sociais, nas quais, de acordo com a procuradoria, Eduardo adota “um tom intimidatório para os que atuam como agentes públicos, de investigação e de acusação, bem como para os julgadores na Ação Penal, percebendo-se o propósito de providência imprópria contra o que o sr. Eduardo Bolsonaro parece crer ser uma provável condenação”, diz o documento.

Licença temporária

Eduardo está de licença temporária do mandato parlamentar desde março deste ano, quando fez o anúncio, para morar nos Estados Unidos. No pronunciamento publicado nas redes sociais, ele afirmou ter decidido ficar no país governado por Donald Trump para “resgatar liberdades perdidas” no Brasil e aproveitou a oportunidade para atacar, mais uma vez, o STF.

Na ocasião, o parlamentar afirmou que “se Alexandre de Moraes quer apreender o meu passaporte, ou mesmo me prender para que eu não possa mais denunciar os seus crimes nos Estados Unidos, então é justamente aqui que eu vou ficar e trabalhar mais do que nunca”.

Tanto os filhos de Jair Bolsonaro (PL-RJ) quanto os aliados do ex-presidente atacam a atuação do Supremo por entenderem haver um tipo de perseguição política pelo ministro relator da ação penal que julga a tentativa de golpe de Estado no Brasil, citado na fala do parlamentar.

Depoimento

A PGR pediu ao Supremo a autorização para receber o depoimento de Bolsonaro, tendo em vista que as ações do filho nos Estados Unidos favorecem o pai, e por ele “já haver declarado ser o responsável financeiro pela manutenção do sr. Eduardo Bolsonaro em território americano”.

No documento, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, cita ainda uma representação criminal apresentada pelo deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), com a citação de fatos “coincidentes com os que são referidos nesta peça”. Com isso, pediu que — com a abertura do inquérito — seja determinado que a Polícia Federal (PF) ouça o deputado e receba os documentos relevantes para o caso.

Redes sociais

Caso o pedido de abertura de inquérito seja acatado, a PGR pede ainda que a PF monitore as redes sociais de Eduardo. Além da oitiva do filho de Bolsonaro, a procuradoria pede que sejam ouvidas as autoridades diplomáticas brasileiras que estão nos Estados Unidos e para que possam apresentar notícias sobre as acusações apresentadas à Corte.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.