04/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Semana Nacional do Registro Civil tem início na segunda-feira com mutirão no Vasco Vasques

Publicado em 10 de maio, 2025

Semana Nacional do Registro Civil tem início na segunda-feira com mutirão no Vasco Vasques

Na próxima segunda-feira (12/05) terá início, em Manaus, a “Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!”.

O evento será realizado simultaneamente em todo o País no período de 12 a 16 de maio e na capital amazonense ocorrerá no Centro de Convenções Vasco Vasques – com entrada pela Av. Pedro Teixeira –, onde a população terá acesso, das 8h às 14h, a serviços de expedição de documentos e retificação (ajustes) de documentos básicos, além de serviços de cidadania.

O “Registre-se!” chega à terceira edição neste ano de 2025 e é coordenado regionalmente pela Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas, que mobilizou mais de 15 organizações para oferecer os serviços à população durante o período.

Mobilização nacional

O evento, que mobilizará todo o País entre 12 e 16 de maio, é uma iniciativa da Corregedoria Nacional de Justiça em um esforço concentrado de combate ao sub-registro, buscando beneficiar, especialmente, a população em situação de vulnerabilidade social.

Nesta edição de 2025, ao procurar atendimento no Centro de Convenções Vasco Vasques, a população terá acesso a serviços como: expedição de Carteira Nacional de Identificação (CNI); expedição de CPF (Cadastro de Pessoa Física); expedição de Título de Eleitor; expedição de primeiras e segundas vias de Certidões de Nascimento e de outros documentos básicos.

Haverá, ainda, orientação para retificações (ajustes) de documentos já expedidos; orientações sobre documentos do segmento de saúde e demais.

Mutirão

No mutirão, além de equipes de atendimento da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas, o “Registre-se!” contará com equipes destacadas pelos seguintes órgãos: Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM); Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA); Instituto Nacional de Seguro Social (INSS); Coordenação dos Povos Indígenas de Manaus e Entorno (COPIME); Defensoria Pública Estadual (DPE-AM); Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM); Ministério Público Estadual (MPE-AM); Vara de Registros Públicos; Receita Federal; Polícia Federal; Instituto de Identificação do Amazonas Aderson Conceição de Melo/IIACM) – Polícia Civil; Associação dos Registradores das Pessoas Naturais do Amazonas (Arpen-AM); Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg-AM); Instituto de Protesto; Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dr.ª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Empresa de Processamento de Dados do Amazonas S/A (PRODAM).

Além da ação que será realizada em Manaus, o Poder Judiciário promoverá ações na “Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!” no município de Humaitá, com programação para a população local nos dias 15 e 16 de maio.

Serviço: “Semana Nacional do Registro-Civil – Registre-se!” terá início na próxima segunda-feira (12/05)
Período: 12 a 16 de maio.
Horário: A partir das 8h.
Local: Centro de Convenções Vasco Vasques (com entrada pela Av. Pedro Teixeira)

Tags: ,

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.