23/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Capacitação técnica da OIM e MPT fortalece combate ao tráfico de pessoas no Amazonas

Publicado em 24 de abril, 2025

Foto: Beatriz Aquino/Arsepam

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam) concluiu, nesta quinta-feira (24/04), um ciclo de treinamentos realizado pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), com apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT), voltado à prevenção e ao combate ao tráfico de pessoas.

A formação, que ocorreu ao longo de quatro dias, teve como foco principal capacitar servidores da autarquia estadual e profissionais que atuam diretamente com o público no Terminal Rodoviário Engenheiro Huascar Angelim (Rodoviária de Manaus) para identificar e encaminhar possíveis vítimas de tráfico humano. As atividades foram divididas em duas turmas, nos dias 14, 15, 23 e 24 de abril, no período da tarde.

O diretor-presidente da Arsepam, Ricardo Lasmar, destacou a importância da capacitação como ferramenta estratégica de prevenção. “Essa formação é mais um passo que damos na luta contra o tráfico de pessoas. Ao capacitar nossas equipes, ampliamos a capacidade de resposta da Arsepam e fortalecemos a rede de proteção aos usuários dos transportes intermunicipais. Seguimos a orientação do governador Wilson Lima de agir com responsabilidade social e garantir um serviço público seguro e humano”, ressaltou.

O gestor afirmou ainda que a atuação conjunta com a OIM e o MPT reforça o papel da Arsepam não apenas como fiscalizadora, mas também como agente de transformação social, promovendo ações educativas, informativas e de conscientização. “Ao longo do ano, outras iniciativas serão realizadas em pontos de fiscalização estratégicos da autarquia, como parte da agenda do Julho Azul, mês de enfrentamento ao tráfico de pessoas”, completou.

Integração

Durante o curso, os participantes puderam aprofundar conhecimentos técnicos, discutir casos práticos e compreender os fluxos de encaminhamento de vítimas. A proposta da OIM — Agência da Organização das Nações Unidas (ONU) voltado à proteção de migrantes e à mobilidade humana — é justamente fomentar a integração entre instituições públicas e organismos internacionais, garantindo a dignidade e o bem-estar de pessoas em situação de vulnerabilidade.

A ação faz parte do compromisso da Arsepam com o Projeto Liberdade no Ar, uma iniciativa nacional coordenada pelo MPT, que busca sensibilizar a sociedade e fortalecer o enfrentamento ao tráfico de pessoas e ao trabalho escravo, especialmente em ambientes de trânsito intenso, como terminais rodoviários e portos.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.