29/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Alteração no fluxo de coleta e processamento de exames laboratoriais nas Unidades Básicas de Saúde é temporária, esclarece Semsa

Publicado em 07 de abril, 2025

Semsa informa problemas técnicos na linha telefônica 0800 do SOS Vida

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e em mais um episódio de combate à desinformação, esclarece as informações publicadas de forma errônea sobre a alteração no fluxo de coleta e processamento de exames de laboratório nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A alteração é temporária e não representa desativação dos laboratórios da Semsa. A situação se deu pela troca de fornecedor, uma vez que o contrato anterior teve seu vencimento em novembro de 2024. A nova empresa contratada já está em processo de instalação de equipamentos nos quatro laboratórios – Laboratórios Distritais Norte, Sul, Leste e Oeste – que integram a rede de apoio diagnóstico.

Além dos laboratórios distritais, existem aproximadamente cem postos de coleta de exames laboratoriais dentro das unidades básicas de saúde em todas as zonas da cidade e estes também estão recebendo novos computadores, nobreaks, impressoras e, ainda, o novo sistema de gerenciamento laboratorial.

Quanto aos profissionais, o número de técnicos e de bioquímicos permanece o mesmo, não havendo ausência, a não ser por motivos de férias ou doenças.

A prefeitura ressalta que, neste processo de mudança, os usuários da rede pública continuam a ter acesso aos exames solicitados, com agendamentos realizados pelo Sistema de Regulação (Sisreg), e que está trabalhando para oferecer um serviço de apoio diagnóstico mais robusto, instalando equipamentos de alta tecnologia, automatizando os exames ofertados em todas as suas unidades, inclusive as unidades fluviais e a Maternidade Moura Tapajóz (MMT), com a ampliação da carteira de serviços com novos exames.

Ainda no mês de abril já serão entregues dois laboratórios distritais – Norte e Sul – e o da MMT para atendimento da população, com os postos de coleta correspondentes. Os outros dois laboratórios distritais – Leste e Oeste – e o das unidades fluviais têm previsão de entrega para maio.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.