19/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Mês da Mulher: beneficiárias do Prosamin+ participam de programação especial da UGPE

Publicado em 14 de março, 2025

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), promoveu, na quinta-feira (13/03), uma programação especial em comemoração ao Mês da Mulher, voltada às beneficiárias do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+).

O evento foi realizado no Escritório de Apoio Local (ELO) Liberdade, zona sul de Manaus, e contou com oficina de automaquiagem, palestra sobre violência doméstica e sorteio de brindes.

De acordo com o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, o evento faz parte da capacitação do programa e visa incentivar os moradores das áreas atendidas pelo Prosamin e entorno a buscar qualificação profissional, fomentando o empreendedorismo e ampliando as oportunidades de inserção no mercado de trabalho, além de gerar renda para as famílias.

“Seguindo as diretrizes do governador Wilson Lima, estamos estabelecendo parcerias que reforçam o empreendedorismo feminino, promovendo a autonomia e melhorando a qualidade de vida das beneficiárias do programa. Nosso compromisso é garantir a elas não apenas uma infraestrutura e habitação dignas, mas também possibilidades de crescimento econômico e social”, ressaltou.

A programação contou com o apoio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), que participou com a palestra ministrada pela advogada Amanda Pinheiro, e com a parceria da Associação dos Moradores do Bairro da Betânia (AMBB), na realização da oficina e sorteio de brindes.

A subcoordenadora Social da UGPE, Viviane Dutra, destacou que as atividades realizadas com as beneficiárias envolveram temas importantes, como violência doméstica, leis de proteção e os meios para buscar ajuda. “Tratamos sobre os tipos de violência contra a mulher e o caminho para ressignificar os relacionamentos afetivos com base em valores e respeito, porque o Dia Internacional da Mulher não é um dia romântico, é um dia político para dizer que a mulher tem espaço na sociedade”, enfatizou.

Rita Uchoa, de 47 anos, ressaltou a importância da programação voltada às mulheres. “Eu amei, foi maravilhoso. Espero que haja mais reuniões como essa. A oficina de capacitação voltada para as mulheres se aperfeiçoarem e conquistarem uma renda extra com a automaquiagem foi excelente. Além disso, a palestra sobre violência contra a mulher foi essencial e muito importante”, relatou.

Cursos profissionalizantes

O Prosamin+ já ofertou cursos nas mais diversas áreas, como assistente administrativo, recepcionista, conferente de mercadorias, estoquista, almoxarife, operador de caixa, repositor de mercadoria, instalação e manutenção de condicionadores de ar e informática básica.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.