17/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

‘A melhor forma de proteger a Amazônia é dando voz às pessoas que vivem nela’, afirma Amom Mandel

Publicado em 18 de fevereiro, 2025

Foto: Divulgação

Em reunião preparatória para a participação da juventude do Partido Cidadania na Conferência das Partes Para o Clima (COP-30), nesta terça-feira (18), o deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) destacou a urgência da inclusão da realidade amazônica nos debates internacionais sobre mudanças climáticas. Com uma trajetória ligada à defesa do meio ambiente e ao ativismo social, Mandel compartilhou suas experiências em conferências climáticas passadas e apontou o que deve ser a postura do partido nas discussões futuras.

“Na COP de Dubai, tive um grande choque ao perceber que, embora a conferência fosse vista como uma oportunidade de salvar o meio ambiente, muitos dos participantes estavam lá apenas para negociar, como se fosse uma grande feira. Isso me fez refletir sobre como o desafio da crise climática é ainda maior do que imaginávamos”, conta o deputado, que na última edição da conferência compôs a delegação brasileira.

Para ele, a COP é mais do que um evento de negociação: “É uma grande oportunidade de articulação política e de imposição de narrativas. Embora não possamos mudar o mundo de uma vez, podemos usar esse palco para impor nossa narrativa sobre a preservação da Amazônia e a integração dos povos amazônicos no debate global”.

Mandel destaca que, no contexto brasileiro, a solução para a preservação ambiental não deve ser dividida entre desenvolvimento e preservação. “Não deve existir desenvolvimento sem preservação. O que buscamos é um planejamento sustentável, que contemple tanto a preservação ambiental quanto a geração de emprego e renda, para que a economia possa prosperar de forma equilibrada com o meio ambiente”, afirma o deputado.

Em sua fala, ele também refletiu sobre as políticas públicas voltadas para a Amazônia. Mandel criticou a falta de investimentos e políticas estruturantes para a geração de emprego e renda na região. A falta de oportunidade, na avaliação do parlamentar, abre margem para os crimes ambientais e o avanço do crime organizado.

“O grande problema da Amazônia não é apenas o desmatamento, mas a falta de apoio à população local. Quando o estado não está presente, o crime organizado ocupa esse vazio, e a população acaba sendo forçada a recorrer ao extrativismo ilegal. Quando não há políticas públicas efetivas, a população acaba sendo dominada por organizações criminosas e, ao invés de proteger a Amazônia, exploram suas riquezas de maneira ilegal e devastadora. O estado precisa agir de forma mais contundente para garantir a proteção dos recursos naturais e das pessoas que vivem na região”, conclui.

Mandel também mencionou que a política de preservação da Amazônia precisa estar diretamente ligada às necessidades da população local, para que a sociedade possa enxergar o valor da preservação ambiental e a importância disso nas relações econômicas locais e, consequentemente, à melhoria das suas condições de vida.

O deputado fez um apelo pela valorização das demandas locais dentro do cenário internacional, principalmente durante a COP-30, que põe a Amazônia na vitrine do mundo. “A COP-30 no Brasil é uma grande oportunidade para que o Norte do país, que é frequentemente esquecido, seja ouvido. Não podemos permitir que pessoas de fora do Brasil ou do eixo Sul-Sudeste determinem como devem ser as políticas para a Amazônia. O Brasil é diverso, e a melhor forma de proteger a Amazônia é dando voz às pessoas que vivem nela”, destaca Mandel.

Veja mais notícias em Política

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.