03/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Estado vai realizar obras de revitalização no posto de triagem de migrantes e refugiados

Publicado em 04 de fevereiro, 2025

Estado vai realizar obras de revitalização no posto de triagem de migrantes e refugiados

Com o objetivo de melhorar o atendimento a migrantes e refugiados, a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), vai realizar obras de revitalização no Posto de Interiorização e Triagem (PTRIG), em Manaus. O espaço, que fica no Parque Dez de Novembro, zona centro-sul, é gerenciado pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

O posto foi criado após uma parceria da Sejusc com a Polícia Federal (PF) e a Agência das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) para dar uma resposta humanitária, garantindo os direitos básicos desse público como cidadãos. Desde 2017, o Governo do Amazonas e as agências da ONU atuam juntos na área de migração.

PAC Compensa

Atualmente, o local encontra-se desativado para realização das obras e os serviços estão sendo realizados provisoriamente no Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) Compensa, na avenida Brasil. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Em visita ao espaço na segunda-feira (03/02), o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, disse que uma equipe da UGPE já realizou o levantamento das necessidades, para que o órgão possa iniciar as obras. “Aqui é onde funciona o acolhimento aos refugiados e onde a UGPE e a Sedurb vão fazer uma revitalização da área para melhor adequar o local e dar maior conforto aos servidores e ao público atendido”, enfatizou.

Sejusc

A secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa, destaca que o PTRIG é muito importante, principalmente pelo grande fluxo migratório que está acontecendo no Estado. O Amazonas, conforme ressalta, é referência no trabalho que é desenvolvido com migrantes e refugiados. “Essa é uma operação que foi abraçada pelo governador Wilson Lima. O Amazonas é o primeiro Estado do nosso país que absorveu uma operação que estava federalizada. Então, com certeza, continuará sendo um posto de recepção modelo”, afirmou.

Serviços do PTRIG

O PTRIG faz parte das políticas públicas de assistência para migrantes e refugiados no Amazonas, em resposta à emergência migratória da última década e à expansão das estruturas de apoio existentes. No local, o público tem acesso a serviços de solicitação de refúgio e residência no Estado, substituição e emissão de segunda via da Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM), orientações sobre a retiradas da primeira via da CRNM e outros documentos necessários.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.