18/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Prefeito Mateus Assayag realiza reunião com Movimento Multicultural de Parintins

Publicado em 29 de janeiro, 2025

Prefeito Mateus Assayag realiza reunião com Movimento Multicultural de Parintins

O encontro aconteceu na sede da Prefeitura Municipal de Parintins (Foto: Pedro Coelho – SECOM)

O prefeito Mateus Assayag se reuniu na tarde desta terça-feira, 28 de janeiro, com representantes do Movimento Multicultural de Parintins com o objetivo de discutir temáticas e demandas relacionadas a cultura local. O encontro aconteceu na sede da Prefeitura Municipal de Parintins e contou com participação dos vereadores Fábio Cardoso (Podemos) e Telo Pinto (Avante).

A reunião começou com a leitura de uma carta aberta que pontua as pautas a serem discutidas, como sugestão para secretário de cultura, criação do Conselho Municipal de Cultura, diálogo com a classe artística, inclusão de vagas no concurso público para professores graduados em Artes, transparência nos recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) e aquisição de aparelho de ressonância.

O professor Cícero Antônio da Silva, um dos representantes dos movimentos afro culturais em Parintins, afirma que a efetivação do Conselho Municipal de Cultura seria fundamental para a aplicação direta de políticas públicas em Parintins.

“Com a pandemia a gente avançou muito no aspecto das normativas da cultura e nesse momento o Conselho Plano e Fundo (CPF) é fundamental, um conselho dentro da paridade. Colocamos também, como a gente colocou na reunião, uma necessidade de uma lei de incentivo à cultura municipal para que a gente possa dialogar com o incentivo, com toda a realidade nacional, ver a cultura como um produto universal e não só com o aspecto regional”, salienta o professor.

O presidente da Associação de Artistas Plásticos de Parintins, Aldamir Sateré, destaca que o encontro foi importante para pautar temáticas e demandas que vão contribuir para cultura local a médio e longo prazo.

“Esse nosso primeiro encontro com o prefeito tem por finalidade alinhar, estabelecer esse diálogo com o poder público municipal, com o intuito de que a gente faça a apresentação das nossas demandas, das nossas propostas, de uma forma que haja sempre esse entendimento. Então, são demandas de médio e longo prazo e para isso a gente precisa nivelar o nosso diálogo para que a gente possa obter êxito”, ressalta o Presidente.

Para o prefeito Mateus Assayag as parcerias do poder público com movimentos culturais são importantes para o desenvolvimento de ações voltadas para a cultura. “Eu sei da importância dos movimentos culturais na nossa cidade. A cultura está inserida realmente em Parintins. Nosso objetivo é somar forças com todos os segmentos e manifestações culturais para que a gente possa cada vez mais ampliar os horizontes, fazendo com que Parintins gere cada vez mais emprego, renda e aqueça a economia”, pontua o executivo municipal.

Mateus Assayag informa que essa é primeira reunião de várias que devem acontecer para discutir sobre cultura. “O objetivo da gestão é esse: investir, fortalecer e incentivar cada vez mais nossa cultura, movimentos, segmentos e manifestações culturais”, conclui.

Veja mais notícias em Parintins

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.