26/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Janeiro Branco: TRE-AM enfatiza a importância dos cuidados com a saúde mental

Publicado em 23 de janeiro, 2025

Janeiro Branco: TRE-AM enfatiza a importância dos cuidados com a saúde mental

A campanha Janeiro Branco, realizada anualmente em todo o país desde 2014, tem como principal objetivo promover a conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde mental e, também, combater os estigmas relacionados às doenças psicológicas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil enfrenta um aumento significativo nos índices de doenças mentais, como ansiedade e depressão. A pandemia de COVID-19 agravou essa situação, com um aumento de 25% nos casos de transtornos mentais.

Pensando nisso, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), por meio da Coordenadoria de Assistência Médico Social (Comed) e do Qualidade de Vida ao Servidor Grupo Gestor (QualiVida), promoverá para os servidores no dia 30 de janeiro, às 10h, no Plenário da Corte, uma palestra que abordará o tema “Gerenciando o estresse: Uma abordagem holística para aliviar a ansiedade”.

Coordenação

A coordenadora da Comed, Carmem Lúcia, destaca a relevância do assunto, tendo em vista que as doenças mentais têm se tornado mais frequentes no âmbito profissional. “Esse tema deve ser tratado como prioridade, pois essas patologias ligadas ao distúrbio da mente estão se tornando cada vez mais recorrentes, sendo consideradas pela Organização Mundial de Saúde como a doença do século“, explica.

Iniciativa

Além disso, a coordenadora enfatiza a retomada de iniciativas para cuidar da saúde mental dos servidores. “Iremos retornar com o Programa de Saúde Mental no âmbito deste Tribunal, com o intuito de oferecer aos servidores compreensão, acolhimento e uma ajuda especializada, proporcionando assim um bem-estar psicológico a todos os colaboradores”, disse.

A psiquiatra Alessandra Pereira, que irá ministrar a palestra no TRE-AM, salienta que esse tipo de ação no campo do trabalho cria um ambiente mais agradável, refletindo no desempenho dos servidores. “A saúde mental está diretamente relacionada à capacidade de concentração, resolução de problemas e criatividade, melhorando o desempenho no trabalho. Falar sobre isso, cria um ambiente mais acolhedor, onde os colaboradores se sentem confortáveis em discutir suas necessidades emocionais”, finaliza a médica.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.