10/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Obras no Aeroporto de Parintins fortalecem turismo e saúde de Parintins, afirma Mateus Assayag

Publicado em 12 de janeiro, 2025

Prefeitura de Parintins recupera pista do Aeroporto Júlio Belém para receber aeronaves de grande porte. Foto: Júnior Preto/Secom

A Prefeitura de Parintins iniciou, neste sábado (11), os trabalhos de recuperação de um trecho da pista do Aeroporto Júlio Belém com o objetivo de permitir que o local volte a receber aeronaves de grande porte. A iniciativa faz parte do processo de preparação para o Carnailha, o maior carnaval do interior da Amazônia.

Os serviços incluem a fresagem – retirada do asfalto danificado – e a aplicação de um novo pavimento de alta qualidade, garantindo segurança e eficiência para todas as operações aéreas no terminal.

“Estamos substituindo o asfalto que não está em boas condições por um material novo e de qualidade. Nosso objetivo é garantir que a pista esteja em ótimas condições de uso para todos os tipos de aeronaves homologadas, especialmente para retomarmos os voos com o avião a jato da Azul, que opera em Parintins”, destacou o prefeito Mateus Assayag.

Além da importância estratégica para a mobilidade da população, o prefeito ressaltou os impactos positivos da obra na saúde e no turismo. O aeroporto é essencial para emergências médicas que demandam deslocamentos urgentes e desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do setor turístico da cidade.

Fotos: Yuri Pinheiro/Secom

“Já estamos nos preparando para eventos importantes como o Carnailha, que atrai centenas de turistas, e, logo depois, para a temporada dos bois Caprichoso e Garantido. Com uma infraestrutura adequada, podemos impulsionar o turismo, fortalecer a economia local e gerar mais empregos,” concluiu Assayag.

As melhorias são executadas pela Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura. “Vamos utilizar, basicamente, 100 toneladas de asfalto nessa primeira etapa de reconstrução. No segundo momento, vamos utilizar todo o conhecimento da equipe técnica da Secretaria de Obras para melhorar ainda mais o asfaltamento. Estamos atendendo todas as solicitações da ANAC e todos os órgãos que fazem a fiscalização dentro do aeródromo”, informa o secretário da pasta, Albano Albuquerque.

Para o diretor do aeródromo, Jean Jorge, os serviços realizados pela Prefeitura de Parintins irão regularizar o funcionamento da pista. “O prefeito Mateus Assayag e sua equipe de governo, através da Secretaria de Obras, está dando início a esse trabalho para que tão logo a gente possa tirar essa restrição das operações de aeronaves e, assim, voltar a funcionar o aeroporto de Belém com aeronaves de pequeno, médio e grande porte”, conclui.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.