19/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

PL de Amom Mandel cria comissão para combate a incêndios florestais na Amazônia

Publicado em 31 de outubro, 2024

Foto: Divulgação

O deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) propôs a criação da Comissão Interestadual de Combate a Incêndios Florestais na Amazônia (CICIFA) e do Fundo de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais na Amazônia (FPCIFA). A proposta, que busca intensificar a prevenção e o combate às queimadas na região, foi aprovada pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) nesta quarta-feira (30/10).

A relatora do projeto, deputada Socorro Neri (PP), destaca que a iniciativa representa um importante avanço na cooperação entre os estados, fortalecendo a atuação conjunta contra incêndios florestais. A CICIFA será composta por representantes de órgãos ambientais federais, estaduais e municipais, além de especialistas, atuando de forma coordenada para monitorar, prevenir e combater queimadas em todos os estados que compõe a Amazônia Legal.

Entre as funções da CICIFA estão: coordenação de recursos para combate a incêndios, fiscalização de atividades como desmatamento ilegal e queimadas não autorizadas, elaboração de relatórios periódicos sobre as áreas afetadas e capacitação de equipes para o combate ao fogo, além da disseminação de práticas sustentáveis.

O projeto também prevê a criação do Fundo de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais na Amazônia (FPCIFA), que será responsável por captar recursos, incluindo do Fundo Amazônia, para financiar as atividades da CICIFA e apoiar as operações de prevenção e combate aos incêndios.

“O projeto de lei busca aprimorar os mecanismos de combate e prevenção de queimadas e incêndios florestais na Amazônia, desenvolvido em conjunto com o Ibama, que já emitiu nota técnica favorável à proposta. Queremos que o Amazonas e a Amazônia Legal tenham a mesma prioridade que outras regiões do país,” declarou Amom.

Em 2024, o Amazonas registrou 21,6 mil queimadas, o maior número de focos de calor dos últimos 26 anos, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Esse dado ressalta a urgência da medida, frente ao cenário alarmante que ameaça a biodiversidade e a saúde da população local.

“A cooperação entre os estados facilitará a coordenação das ações de prevenção e combate a incêndios florestais, garantindo que recursos e esforços sejam direcionados de maneira mais eficaz e eficiente; permitirá o compartilhamento de recursos humanos, técnicos e financeiros, fortalecendo a capacidade de resposta aos incêndios florestais; e facilitará a fiscalização de atividades que contribuem para os incêndios florestais, como o desmatamento ilegal e as queimadas não autorizadas”, especifica o texto justificativo do projeto.

Veja mais notícias em Política

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.