
Após uma análise preliminar de imagens aéreas, o diretor de infraestrutura aquaviária do DNIT relatou que a ponte do porto permanece em situação crítica, com risco de colapso (Foto: Reprodução)
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) anunciou que vai declarar situação de emergência na infraestrutura aquaviária federal no Amazonas, após o desabamento do Porto da Terra Preta, em Manacapuru, ocorrido na última segunda-feira (7). O desastre deixou várias pessoas feridas e uma criança de 6 anos desaparecida, gerando preocupações sobre a segurança das estruturas portuárias na região. O anúncio foi feito nesta terça-feira (8), durante uma coletiva de imprensa realizada no município, a 78 quilômetros de Manaus.
Erick Moura, diretor de infraestrutura aquaviária do DNIT, ressaltou a urgência de uma resposta rápida para evitar novas tragédias. “Vamos tomar todas as medidas necessárias para recuperar a infraestrutura aquaviária que foi impactada por essa movimentação de solo”, afirmou. Ele destacou que a área afetada não faz parte do terreno do DNIT, mas que a intervenção é crucial para a segurança local.
Após uma análise preliminar de imagens aéreas, Moura relatou que a ponte do porto permanece em situação crítica, com risco de colapso. Equipes do DNIT estão sendo mobilizadas para remover a estrutura, já que o solo na região continua instável, o que aumenta o perigo de novos deslizamentos.
A situação em Manacapuru é agravada pela estiagem severa que atinge o Amazonas. A seca tem prejudicado a navegação nos canais da região e causado erosão nas margens dos rios. O fenômeno conhecido como “terras caídas” está comprometendo a segurança de portos e rotas aquaviárias, afetando diretamente a navegação no estado.
Durante a coletiva, o prefeito de Manacapuru, Beto D’Ângelo, atualizou o estado das vítimas do desabamento. Oito pessoas feridas já receberam alta médica, enquanto duas permanecem em observação, e uma delas será transferida para Manaus para exames mais detalhados. O prefeito também informou que a família de Letícia Correa de Queiroz, a criança desaparecida, foi incluída no programa de ‘Aluguel Social’ como parte das medidas de apoio após a tragédia.
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) continua com as buscas pela criança, mas até o momento, não há informações sobre o que teria causado o desbarrancamento no Porto da Terra Preta.
Com a formalização da situação de emergência, o DNIT pretende acelerar as intervenções necessárias nas áreas afetadas, priorizando a recuperação das estruturas comprometidas e o reforço de medidas de segurança nas rotas aquaviárias.
Veja mais notícias em Geral