10/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Semana do alimento orgânico tem programação com feira de produtos e oficinas

Publicado em 28 de agosto, 2024

Semana do alimento orgânico tem programação com feira de produtos e oficinas

A “XX Semana do Alimento Orgânico – Produtos Orgânicos: justos e sustentáveis” começa nesta quinta-feira, 29 de agosto, a partir das 14h, na Associação dos Servidores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Assinpa), localizada na rua Constelação Cruzeiro do Sul, nº 151, bairro Aleixo – zona Centro-Sul de Manaus. A programação contempla desde o público em geral, como adultos e crianças, até os interessados em aderir à produção orgânica e certificada.

O evento também seguirá em outros dois dias e locais diferentes. No sábado (31/8), a partir das 6h, a feira será realizada na sede do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), situado na Avenida Maceió, nº 460, bairro Adrianópolis. O último dia será na próxima terça (3/9), às 8h, na Feira Agroufam, localizada no setor Sul da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), na Av. General Rodrigo Otávio, nº 6200, bairro Coroado I.

Evento nacional

O evento é nacional e acontece anualmente em todos os estados do Brasil, com o objetivo de promover o interesse pelo consumo de alimentos orgânicos e atrair o público para o diálogo e a interação com a temática agroecológica. No Amazonas, a realização é da Comissão da Produção Orgânica no Estado Amazonas (CPOrg-AM), com o apoio da Rede Maniva de Agroecologia, e oferece uma programação diversa para o público em geral, mas também para entidades governamentais e para agricultores familiares interessados em agregar valor à sua produção.

Neste ano, a feira contará com a comercialização de alimentos produzidos em Rio Preto da Eva, Iranduba, Manaus e Careiro da Várzea. A grande novidade é a presença de expositores representando manejadores de pirarucu do interior do Amazonas.

O Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), que faz parte da CPOrg-AM, estará presente na feira entre os expositores com as marcas Café Apuí Agroflorestal e produtos da Inatú Amazônia, produtos certificados produzidos por comunidades do Amazonas. A ocasião é também uma oportunidade para que as pessoas entendam a importância da produção de alimentos livres de agrotóxicos pela agricultura familiar. Este tipo de produção protege a saúde da população e, também, o meio ambiente.

Feiras orgânicas

“Essas feiras orgânicas são as únicas que a gente tem de fato no estado do Amazonas e na cidade de Manaus. Existem outras iniciativas nascendo, mas esta é a única onde os agricultores que participam têm o seu sítio certificado, com seus produtos certificados e com selo de orgânico. Esse selo traz a garantia de produtos livres de insumos químicos, de venenos e de agrotóxicos, ou seja, é comida de verdade no campo, na floresta e na cidade”, explica Ramom Morato, coordenador da Rede Maniva de Agroecologia no Amazonas. Durante a feira, o público terá a oportunidade de participar de rodas de conversa com produtores orgânicos e de conhecer iniciativas de fortalecimento da agricultura familiar, da sociedade civil organizada e de instituições de educação.

Ramom acrescenta que iniciativas como a XX Semana do Alimento Orgânico, oferecem ao público produtos regionais, amazônicos e com identidade brasileira do norte do Brasil. “Além das hortaliças convencionais, também tem as plantas alimentícias não convencionais, que são diversas em frutas e legumes que fazem parte da dieta brasileira e promovem a segurança e a soberania alimentar”, diz.

“Os alimentos oriundos de sistemas produtivos integrados também são um convite para a população conhecer as unidades de produção e entender os benefícios da produção orgânica de base agroecológica, que não é só a produção de alimentos, mas é uma produção integrada, com benefícios que vão muito além da produção de comida”, destaca. A feira desta semana terá expositores dos segmentos de cerâmica, artesanato, alimentos, méis e óleos.

 

XX Semana do Alimento Orgânico – Produtos Orgânicos: justos e sustentáveis.

Datas, horário e locais:

* 29/08, partir das 14h, na Associação dos Servidores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Assinpa), localizada na rua Constelação Cruzeiro do Sul, nº 151, bairro Aleixo;

* 31/08, a partir das 6h, na sede do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), na Avenida Maceió, nº 460, bairro Adrianópolis;

* 03/09, a partir das 8h, na Agroufam, que acontece no setor Sul da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que fica na Avenida General Rodrigo Octávio, nº 6200, bairro Coroado I.

Programação

* Feira de orgânicos;

* Feira criativa;

* Espaço para experiências artísticas para crianças;

* Degustação de produtos orgânicos e Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc’s);

* Roda de conversa do movimento orgânico do Amazonas com a participação de entidades do governo, organizações assessoras e sociedade civil;

* Conversa de troca de experiências sobre bioinsumos com o Idam;

* Embalagens ancestrais: oficina de embalagens com folhas;

* Troca de sementes;

* Oficina de AGBES ( maracatu);

* Banda de forró dos agricultores e outras atrações culturais

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.