12/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Green Jazz Festival apresenta shows com violonista Alessandro Penezzi e multi-instrumentista Jovino Santos Neto

Publicado em 24 de julho, 2024

Foto: Divulgação/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Nesta quarta e quinta-feira (24 e 25/07), às 20h, o palco do Teatro Amazonas receberá dois shows do Amazonas Green Jazz Festival: o violonista Alessandro Penezzi e a Orquestra de Violões do Amazonas (Ovam), e o multi-instrumentista Jovino Santos Neto, que lançará a música “A Onça e o Pajé”.

Alessandro Penezzi e a Ovam se unem para uma apresentação inédita, nesta quarta (24/07). Penezzi é compositor e um dos maiores violonistas brasileiros. Marcados por sua versatilidade, seus concertos já foram vistos em vários países como EUA, Rússia e Japão. Também foi destaque nos prêmios Visa MPB Instrumental (2001), Tim de Música Brasileira (2006) e Prêmio da Música Brasileira – PMB (2019).

No mesmo palco, estará a Ovam, sob regência de Davi Nunes. A orquestra tem músicos do Amazonas e já se apresentou com o Duo Assad, formado pelos irmãos Sérgio e Odair Assad.

“A Onça e o Pajé”

Na quinta-feira (25/07), Jovino Santos Neto lança sua nova música “A Onça e o Pajé”, que faz uma fusão de ritmos brasileiros e jazz. Ele é multi-instrumentista (piano, teclado e flauta), arranjador, compositor e ex-professor da faculdade americana Cornish College of the Arts.

Jovino conquistou um Grammy Latino de “Melhor Disco”, na categoria World Music, em 1992, com o CD “Brasileiro”, de Sérgio Mendes. O músico foi novamente indicado ao prêmio em 2003 e 2006, com os CDs “Canto do Rio” e “Roda Carioca”.

Herança afro-americana

O diretor artístico do festival, Rui Carvalho, explica que, do ponto de vista histórico, o tema deste ano do Amazonas Green Jazz Festival, intitulado “África em Nós – Afluente Atlântico”, destaca a cultura afro nas Américas.

“A razão pela qual nós homenageamos o legado africano, nesta edição do festival, é porque o jazz está diretamente relacionado a essa herança cultural ainda que, por vezes, seja tido como um gênero inferior. Mas, pelo contrário, o jazz possui suas próprias pressuposições estéticas e desenvolvimento técnico. Logo, ele adquire um tipo de expressão e linguagem peculiar”, explica.

O maestro lembra que houve um processo de interlocução cultural entre a África, as Américas e a Europa, do século XVI em diante. No continente americano, dois elementos herdados foram o iorubá e banto.

“Essa herança antropológica vai ter um significado profundo nas Américas por dois motivos: em primeiro, porque gera um ou vários sentidos de identidade; em segundo, a música e a religião vão desenvolver um papel de aglutinação, no sentido de reconstruir a identidade em sua diáspora. Daí surgem diversos gêneros musicais que estão diretamente relacionados ao jazz”, complementa Rui Carvalho.

Festival

O Amazonas Green Jazz Festival é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Cultura Criativa. Os ingressos para o evento estão à venda na bilheteria do Teatro Amazonas, localizado no Largo São Sebastião, e no site www.shopingressos.com.br. As informações completas sobre o evento estão no www.amazonasgreenjazzfestival.com.br.

Veja mais notícias em Entretenimento

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.