14/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Inscrições para seleção de candidatos ao Doutorado em Saúde Pública na Amazônia são prorrogadas

Publicado em 20 de junho, 2024

Foto: Divulgação

O Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que oferecem em associação o Programa de Doutorado Acadêmico em Saúde Pública na Amazônia, informam que as inscrições ao processo de seleção de candidatos, que se encerrariam nesta quinta-feira, 20/06, foram prorrogadas até as 16h da próxima segunda-feira, 24/06.

Os interessados devem acessar o edital da Chamada Pública e encaminhar a documentação exigida dentro do prazo estipulado. O edital estabelece as normas para o processo de seleção pública de candidatos, oferecendo um total de 15 vagas, para ingresso a partir de setembro de 2024.

O curso terá sede em Manaus. Poderão participar do processo de seleção candidatos portadores de diploma de graduação de duração plena, devidamente reconhecido pelo MEC e de diploma de Mestre em Saúde Coletiva ou áreas afins. O curso será ministrado em regime integral, com duração mínima de 24 meses e máxima de 48 meses, incluindo a realização da defesa de tese. É de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento de todas as etapas do processo seletivo, bem como avisos de alterações ou divulgação de informações.

O coordenador do Daspam, pesquisador em Saúde Pública da Fiocruz Amazônia, Júlio Schweickardt, destaca a importância do programa “na” e “para” a Amazônia, especialmente na formação de pesquisadores que possam interpretar, atuar e produzir conhecimento na região. “Importante ressaltar que o Daspam é o único Doutorado em Saúde Pública, oferecido em rede, na Amazônia, voltado para o público de todas as áreas do conhecimento, com destaque para a saúde coletiva”, salienta, reforçando a contribuição do programa aos sistemas de Ciência, Tecnologia e Inovação na região, de saúde que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), as instituições de ensino e pesquisa e os movimentos sociais na região.

Desafios

Para o presidente da Comissão de Seleção e docente permanente do Daspam, André Machado, o Doutorado em Saúde Pública na Amazônia representa uma oportunidade para profissionais interessados em compreender e enfrentar os desafios complexos e específicos da saúde pública na região amazônica. “Esta região, caracterizada por sua vasta diversidade biológica, cultural e social, enfrenta problemas de saúde singulares que demandam abordagens inovadoras e contextualizadas”, explica.

Machado enfatiza que, no contexto da Amazônia, a saúde pública vai além das questões convencionais de doenças e serviços de saúde. Abrange a interação entre as comunidades locais, o meio ambiente e as políticas de desenvolvimento sustentável. “O Doutorado em Saúde Pública na Amazônia prepara os estudantes para abordar essas questões de maneira holística e integrada, promovendo a saúde e o bem-estar das populações locais”, ressalta.

E complementa: “O doutorado oferece uma formação robusta, de alto nível, que enriquece a trajetória profissional dos participantes, preparando-os para uma gama de oportunidades em organizações governamentais, não governamentais e no setor acadêmico”. O docente salienta ainda que os egressos do programa estão bem posicionados para contribuir com a pesquisa, o desenvolvimento de políticas públicas e a prática em saúde pública, “impactando positivamente a qualidade de vida das populações amazônicas e promovendo a equidade em saúde”.

Etapas

O processo seletivo é composto de três etapas: Homologação das inscrições. Etapa eliminatória em caso da falta ou invalidade de algum documento; Prova de Saúde Coletiva. Etapa eliminatória em caso de ausência do candidato ou nota obtida inferior a 6,0 pontos; entrega e pontuação do pré-projeto de pesquisa, avaliação do currículo Lattes documentado e entrevista.

Daspam

O Programa de Doutorado Acadêmico em Saúde Pública na Amazônia tem como objetivo capacitar pesquisadores para exercitar análises críticas, utilizando, de forma integrada, conceitos e recursos metodológicos da saúde coletiva, biologia parasitária, epidemiologia, ciências sociais aplicadas à saúde, e de outras áreas conexas; Desenvolver modelos analíticos de processos de saúde/doença/cuidados, tomando como referência o quadro epidemiológico, econômico, sócio antropológico, histórico, biológico e ambiental no cenário regional e suas interfaces com os contextos nacional e internacional de globalização da Amazônia; contribuir, teórica e tecnicamente, para a formulação, implementação e gestão de políticas setoriais, bem como atuar, neste campo, na docência e na pesquisa.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.