30/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Oficina de Apropriação de Resultados do Sadeam reúne agentes educacionais do Amazonas

Publicado em 22 de maio, 2024

Foto: Divulgação/Euzivaldo Queiroz/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar promove, até esta quinta-feira (23/05), a Oficina de Apropriação de Resultados do Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (Sadeam) de 2023. A prova, que é aplicada desde 2008, possibilita a aferição do desempenho educacional dos alunos da rede pública.

Neste momento de amostragem de resultados, os agentes educacionais da rede pública estadual e municipais do Amazonas são convidados a interpretarem e debaterem novas políticas educacionais. Mais de 910 escolas, entre estaduais e municipais, realizaram o Sadeam em 2023.

A ação, que teve início nesta quarta (22/05) e segue até quinta-feira (23/05), além de contar com a apresentação dos resultados do Sadeam 2023, terá palestras e oficinas sobre estes resultados, com enfoque nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, que são os descritores aplicados. Entre gestores de escolas estaduais da capital amazonense e representantes de todas as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e coordenadores distritais da capital, mais de 240 agentes educacionais participam das atividades.

Resultados

Os resultados expostos neste momento de aferição são específicos dos alunos que cursaram o 2º ano do Ensino Fundamental em 2023. Em comparativo com a edição de 2021 do Sadeam, a rede estadual de ensino aumentou, em 2023, a proficiência dos seus estudantes tanto na Língua Portuguesa, quanto na Matemática. Foram 58 pontos acrescidos nos resultados da primeira disciplina, e 26 nas exatas.

“A gente busca, além de compartilhar as informações, também capacitar nossos agentes educacionais de toda a região Norte. É a partir dos dados expostos que a Secretaria de Educação consegue criar estratégias para avançar cada vez mais na qualidade da educação. Nossos planejamentos e ações saem daqui”, ressaltou a secretária executiva adjunta Pedagógica da Secretaria de Educação, Georgete Borges Monteiro.

Foto: Divulgação/Euzivaldo Queiroz/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Provas

Em 2024, o Sadeam também será aplicado com enfoque nos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental. A previsão de realização das provas, em escolas estaduais e municipais de todo o Amazonas, é em agosto.

“Começamos a aplicar o Sadeam também em escolas municipais no ano passado. Agora em 2024, já vamos conseguir realizar comparativos, com o objetivo de termos um diagnóstico mais detalhado da educação no Amazonas”, destacou a diretora do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe), da Secretaria de Educação, Jane Bete Martins.

Política de alfabetização

O evento realizado pela Secretaria de Educação é mais uma atividade do programa “Amazonas + Alfabetizado”, iniciativa que integra o Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada (CNCA), do Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC). O objetivo do programa é alfabetizar todas as crianças até o final do 2° ano do Ensino Fundamental, além de também trabalhar a recomposição da aprendizagem, com foco na alfabetização de 100% dos alunos matriculados do 3° ao 5° ano do Ensino Fundamental, afetados pela pandemia.

No Amazonas, as mudanças vão impactar a rotina escolar de aproximadamente 360 mil alunos dos Anos Iniciais (1° ao 5º ano), das redes públicas estadual e municipais de ensino, tendo em vista que o programa “Amazonas + Alfabetizado” se dá em conjunto entre o governo, por meio da Secretaria de Educação, e as 62 prefeituras do estado, por meio das secretarias municipais de Educação.

A coordenadora regional de Educação do município de Iranduba (distante 27 quilômetros de Manaus), Neila Nádia Lobo, explicou que a parceria entre estado e municípios é fortalecida pelos representantes municipais de educação presentes no encontro desta quarta-feira.

“Esse é um momento muito importante para nós educadores. A partir da socialização e da troca de informações com os outros municípios, podemos avaliar nossos pontos positivos e negativos. É isso que define nossas próximas ações, para aprimorarmos o que for necessário”, afirmou a coordenadora.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.