19/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Polo do Alto Solimões da DPE-AM capacita profissionais que atuarão no projeto Ronda Maria da Penha

Publicado em 15 de maio, 2024

Foto: Divulgação/DPE-AM

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), por meio do Polo do Alto Solimões, realiza, até o dia 22 de maio, uma capacitação para profissionais da segurança que atuarão na implementação do projeto Ronda Maria da Penha em Tabatinga. A iniciativa da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) busca orientar policiais militares, guardas municipais e população em geral acerca do acompanhamento às vítimas de violência doméstica.

Durante a capacitação, a Defensoria orienta o público sobre a análise dos diferentes tipos de violência (física, psicológica, moral, sexual e patrimonial) e os órgãos responsáveis pela assistência às vítimas. Além disso, aponta os mecanismos de defesa e explicações sobre medida protetiva de urgência.

“Como parceiros, nosso foco é falar sobre violência doméstica, voltado para a sensibilização, humanização dos agentes policiais e guardas municipais, para que haja melhor compreensão da temática, e, assim, uma atuação mais humanizada à população de Tabatinga”, explicou a defensora pública Jessica Matos.

Estágio

Os policiais militares que integrarão o projeto passam por um estágio em Ronda Maria da Penha, que os prepara para um atendimento humanizado e eficaz às vítimas. Na capacitação da DPE-AM, são abordados temas como a compreensão do papel da polícia em casos de violência doméstica, os limites da sua atuação e os órgãos aos quais as vítimas devem ser direcionadas para acompanhamento especializado.

Por meio da capacitação, da conscientização e da garantia de acesso à Justiça, a iniciativa busca combater a violência doméstica e proteger as vítimas, construindo um futuro livre de medo e opressão.

Sobre a Ronda Maria da Penha

De acordo com informações da Polícia Militar, desde 30 de setembro de 2014, inicialmente apenas na capital, o projeto Ronda Maria da Penha atua como mecanismo de defesa no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.

Dentre as ações desenvolvidas, garante o cumprimento das medidas protetivas de urgência, o acompanhamento às vítimas que tem a finalidade de garantir a sua proteção e de sua família, dissuadindo e reprimindo o descumprimento de ordem judicial. O projeto também faz encaminhamentos das vítimas à Rede de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica.

A equipe é composta por policiais capacitados e possui viatura diferenciada das demais por ter caracterização própria.

O trabalho é realizado em parceria com outros órgãos que formam a chamada Rede Rosa, dentre eles estão a DPE-AM.

O projeto também realiza palestras em escolas, igrejas e onde for aberto espaço para divulgar o trabalho da Ronda Maria da Penha e sanar as dúvidas de todas as mulheres que passam pela situação de violência doméstica e abre espaço a todos aqueles que têm dúvida sobre a Lei Maria da Penha e gostariam de ajudar alguma mulher que passa por esta situação.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.