Startup e catadores de resíduos plantam árvores durante ação ambiental em comunidade rural de Manaus

Startup e catadores de resíduos plantam árvores durante ação ambiental em comunidade rural de Manaus

Ação ambiental chamou a atenção de moradores para a conservação da biodiversidade na Amazônia (Foto: Werllisson Gonçalves/Tree Earth)

Na Comunidade Uberê, zona rural de Manaus, um plantio de árvores chamou a atenção das pessoas para a importância da conservação da biodiversidade no Dia da Terra, comemorado em todo o mundo nesta segunda-feira (22/04). A ação ambiental contou com famílias de uma associação de catadores de resíduos em parceria com a startup Tree Earth e um banco digital nascido em Manaus, o AMCash Bank.

O local fica no Brasileirinho, uma área entorno da capital amazonense ainda com forte presença de vegetação nativa, mas que também já apresenta espaços degradados e que precisam de ações de recuperação ambiental, conforme explicou o CIO da Tree Earth, Vicente Tino.

“Trouxemos para a comunidade mudas de árvores adequadas ao solo local, dando atenção para o desejo das famílias de contar com árvores frutíferas. Esse é um ponto especial, pois são estas famílias que moram na região que vão preservar aquilo que estamos plantando hoje”, destacou Tino.

O plantio ocorreu nas primeiras horas da manhã. Com a participação de parte das famílias que fazem parte da Cooperativa de Catadores Recicláveis, que reúne 38 famílias, foram plantadas mudas de jenipapo, caju, além de andiroba, mogno, ipê-branco e ipê- amarelo.

A ação faz parte de uma série de plantios que serão realizados ao longo da semana em comemoração ao Dia da Terra.

A data foi criada pelas Nações Unidas e, atualmente, ocorre dentro da Década da ONU para a Restauração de Ecossistemas, uma iniciativa que começou em 2021 e vai até 2030. O objetivo é fazer um apelo global pela proteção e revitalização dos ecossistemas em todo o Planeta.

A Tree Earth

Especializada em plantio de árvores nativas e recuperação de áreas degradadas, a startup iniciada em Manaus tem parcerias globais, como o Pacto Global Brasil, da Organização das Nações Unidas (ONU), e forte atuação junto a parceiros da iniciativa pública e privada, além de institutos de Pesquisa e Desenvolvimento.

Entre as empresas que já participaram de ações ambientais com a startup estão Samsung, Caloi, Michelin, Fazenda Aruanã, entre outras. Com expedições educativas por meio do Barco Escola, a startup também já plantou com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), SiDi, Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região, e outros parceiros.

A AMCash

O banco digital apresenta opções financeiras e de pagamento para indivíduos e empresas que trabalham profissionalmente com reciclagem. Além da conta de pagamento, o banco oferece uma variedade de produtos, serviços e vantagens com tarifas acessíveis e de impacto social.

Com foco em sustentabilidade, apoia o reconhecimento dos catadores como protagonistas na logística reversa e economia circular, além de oferecer assessoria e capacitação para catadores e associações.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *