Ação da Semed potencializa projeto Aprende + na educação infantil

Foto: Divulgação/Eliton Santos/Semed

Como parte das ações do projeto “Aprende +”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), deu início, nesta quarta-feira, 17/4, ao Curso Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) na escola municipal Nossa Senhora da Paz, localizada no bairro da Paz, zona Oeste.

O curso é voltado para professores que atuam na fase pré-escola em Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) e nas escolas mistas do município, ou seja, que trabalham tanto com a educação infantil como com o ensino fundamental.

Na Semed, a ação é organizada pela Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM). Segundo a chefe da DDPM, Inez Alcântara, a ação tem a intenção também de potencializar as ações do projeto Aprende + na educação infantil, que começou a ser executado neste ano e faz parte da política pública do Ministério da Educação (MEC), integrando o Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada.

“Essa ação vem fortalecer a alfabetização das crianças atendidas pela nossa rede que estão na fase pré-escola e potencializar ações que vêm sendo desenvolvidas pelo projeto Aprende + na nossa rede, ação essa que tem o objetivo de fomentar a oralidade, a leitura e a escrita da criança da pré-escola. Vale ressaltar, que desde do ano de 2017, a DDPM já trabalha com esse tipo de material que vai ser trabalhado neste curso”, afirmou Alcântara.

A formadora estadual do curso LEEI, Rita Luna frisa que durante o curso os professores vão aprender de forma sistematizada pontos importantes para trabalhar com alunos da educação infantil.

“É um curso que vai trabalhar a imersão da criança na cultura escrita nessa fase específica da educação infantil, munindo os professores para que possam entender que nessa fase da educação infantil o processo de imersão da cultura escrita vem por meio dos dois eixos principais da educação infantil, que são: as interações e as brincadeiras”, explicou Rita.

A ideia é envolver mais de 1.500 educadores da rede durante a operacionalização do curso em Manaus, nos oito módulos formativos que serão ministrados. Sete deles serão realizados presencialmente, em tempo integral, uma vez por mês, de abril a outubro de 2024. O oitavo módulo será o Seminário de encerramento do Curso, que ocorrerá em novembro.

Aos professores será disponibilizado um material didático composto por oito cadernos, destacando, em cada um deles, um determinado tema.

Uma das educadoras que participou do curso realizado neste primeiro momento foi Rita Almeida, professora de educação do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Elza Damasceno, localizado no bairro Santo Antônio.

“Estávamos ansiosos por essa formação, porque sabíamos que ela ia contribuir muito para o nosso fazer pedagógico, para nossa sala de referência, nas nossas atividades. E colocar isso em prática, essa imersão da leitura, a escrita da criança, porque a gente cria um olhar mais sensível para as peculiaridades e realidades existentes nesta fase de ensino”, afirmou Rita.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *