Em três meses, Iranduba registra redução de índices criminais

Foto: Divulgação/Carlos Soares/SSP-AM

Nos últimos três meses, as Forças de Segurança do Amazonas não registraram nenhum crime de homicídio no município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus). A redução desse e de outros indicadores criminais foram destacados pelos moradores da cidade, que reconhecem que a integração da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e Civil (PC-AM) tem sido fundamental para aumentar a sensação de segurança de quem reside ou frequenta a localidade.

Conforme os dados do Centro Integrado de Segurança e Estatística (Ciesp) da SSP-AM, entre os indicadores criminais que obtiveram redução estão: homicídio, latrocínio, feminicídio, roubo, furto e violência doméstica. Além de Iranduba, os municípios de Manacapuru e Itacoatiara, também registraram queda nos índices.

“O feedback é de positividade, a Polícia Civil em conjunto com a Polícia Militar faz um trabalho excepcional aqui no município de Iranduba. Antigamente não podíamos sair nas ruas e, hoje em dia, nós podemos sair sabendo que em cada esquina e a cada passagem vamos ter a polícia”, disse o agente administrativo João Renato.

“Tudo o que aconteceu aqui já está melhorando 50 a 80%. Aqui quase todo dia matavam um ou dois. Para os policiais eu dou nota mil para eles. Podem acreditar que é verdade”, afirmou o agricultor Manoel Nery.

Policiamento e estratégias

O comandante da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), major Júlio Gonçalves, explicou sobre o trabalho ostensivo que vem sendo realizado no município.

“Todos os índices de criminalidade que são apontados pela SSP-AM, nós conseguimos reduzir. O bairro Morada do Sol era um dos bairros mais violentos de Iranduba. E aqui nós conseguimos dar uma sensação de segurança para a sociedade que é o que o povo do município merece”, destacou o comandante.

Foto: Divulgação/Carlos Soares/SSP-AM

Para fortalecer o trabalho da PMAM, as equipes da 8ª CIPM passaram a montar barradas de fiscalização em pontos estratégicos onde eram comercializados entorpecentes e praticada a maioria dos homicídios. “A partir disso, nós colocamos barracas com policiamento 24 horas para inibir todos os crimes nesta área”, frisou o major.

Trabalho integrado

O delegado Raul Augusto Neto, titular da 31ª Distrito Integrado de Polícia (DIP), reforçou que o resultado positivo da redução é fruto do trabalho investigativo da Polícia Civil com o apoio do policiamento ostensivo da PMAM.

“Foram alocadas conforme a mancha criminal algumas ações pontuais, em combate principalmente aos crimes de roubo e homicídio que eram o principal gargalo e a reclamação da população de Iranduba. Nós obtivemos êxito graças a grande parceria que nós temos com o comandante da 8ª CIPM de Iranduba, o policiamento foi reforçado, ações pontuais nos bairros onde os índices criminais eram relativamente altos”, disse o delegado.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *