Música clássica, boi-bumbá, cinema e literatura entre as atrações nos espaços culturais do Estado; confira

Foto: Divulgação/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

De hoje (12) até domingo (14/4), uma programação diversificada ocupará os espaços culturais mantidos pelo Governo do Estado e coordenados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A agenda inclui música, dança, cultura popular e o retorno do projeto Mania de Ler, para crianças e jovens, no Largo São Sebastião.

A cantata cênica “Carmina Burana” segue em cartaz até domingo (14/04), no Teatro Amazonas. A atração integra a programação da Temporada dos Corpos Artísticos, com Amazonas Filarmônica, Coral do Amazonas e Balé Folclórico. A regência é de Marcelo de Jesus. Nesta sexta e sábado, o espetáculo inicia às 20h e, no domingo, às 19h. Os ingressos estão à venda na bilheteria do Teatro Amazonas e no shopingressos.com.br

Ainda nesta sexta (12/04), a 2ª Feira Folclórica de Manaus, no Centro Cultural Povos da Amazônia, no Distrito Industrial, marca o início do Festival Folclórico do Amazonas. Das 19h à 0h, com entrada gratuita, a feira contará com mais de 40 expositores, do artesanato à gastronomia.

Além de atrações musicais, a programação inclui apresentações de grupos folclóricos das diversas modalidades que participam do Festival Folclórico do Amazonas, como cirandas, cangaços, tribos indígenas, bois-bumbás, entre outras. O evento é realizado pelo Instituto de Inovação Desportiva e Cultural da Amazônia (Idama), com apoio do Governo do Estado e segue até 5 de maio, de sexta a domingo.

Foto: Divulgação/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Feira Tupissai

Ainda no Centro Cultural Povos da Amazônia, sábado (13/04), a partir das 10h, acontece a Feira Tupissai, um espaço multicultural que inclui atrações musicais ao vivo, DJs, exposições de arte, artesanato local, brechós e muito mais. A programação musical inicia com o DJ Acaixa, das 13h às 14h. Em seguida, samba de raiz com Os Bororós e, até o encerramento do evento, a DJ Thai comanda a festa.

Mostra de filmes

O Cineteatro Guarany abre suas portas, neste sábado (13/04), para a “1ª Mostra de Filmes de Artistas Iniciantes e Independentes 2024”. A programação tem início às 17h, a entrada é gratuita e classificação para maiores de 10 anos. Serão exibidos 13 curtas que juntos totalizam 92 minutos de duração. As produções abordam diversos temas, da comédia ao suspense.

Ensaio dos bumbás

No Sambódromo, o Ensaio dos Bumbás recebe o Curral do Boi Garantido. A partir das 21h, o Movimento Amigos do Garantido (MAG) vai transformar o espaço em um campo místico, com o tema “Uma Noite Tribal”. Estão confirmadas as presenças de Sebastião Júnior, Israel Paulain, David Assayag e Leonardo Castelo, que apresentarão um repertório especialmente montado para a noite, que terá como atração principal o pajé do Garantido, Adriano Paketá. Entrada gratuita.

No domingo, o Largo São Sebastião volta a receber o Mania de Ler, projeto de incentivo à leitura do público infantil e infanto-juvenil. O Mania de Ler conta com uma rica biblioteca volante e, nesta primeira edição de 2024, será realizado em parceria com a Central de Arte e Educação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Foto: Divulgação/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Em um ambiente onde a literatura interage com as brincadeiras lúdicas, o projeto retorna para celebrar o Dia Nacional da Literatura Infantil (18 de abril), com participação da atriz e contadora de histórias Neuriza Figueira. As atividades são gratuitas e acontecem das 17h às 19h30.

Parintins

Visitação guiada, cinema, teatro com fantoches, música e dança. Atrações gratuitas, inseridas na programação do Sábado Cultural, que acontece todos os sábados no Bumbódromo de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus). As atividades artísticas são promovidas pelos orientadores e a equipe do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro daquele município. Para atender o projeto cultural, o espaço abre as portas aos sábados, das 14h30 às 20h.

Destaque para a visitação guiada pelas dependências do Bumbódromo, acompanhada pelos condutores culturais, que contam as histórias e curiosidades sobre o espaço.

Endereços:

Centro Cultural Povos da Amazônia: avenida Silves, Distrito Industrial (antiga Bola da Suframa)
Teatro Amazonas: avenida Eduardo Ribeiro, Centro
Sambódromo de Manaus: avenida Pedro Teixeira, Dom Pedro
Cineteatro Guarany: avenida Sete de Setembro (Villa Ninita, anexo ao Palácio Rio Negro), Centro
Bumbódromo de Parintins: avenida Nações Unidas, Centro de Parintins

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *