Em fevereiro, consumo de gás natural atinge recorde no segmento comercial

Em fevereiro, consumo de gás natural atinge recorde no segmento comercial

Demanda de empreendimentos comerciais por gás natural (GN) atingiu recorde mensal em fevereiro. No mês, o consumo diário registrado por usuários deste segmento chegou a 7 mil metros cúbicos (m³). Os dados são da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás).

No segundo mês do ano, o consumo médio do combustível foi 37% superior em relação a fevereiro de 2023. A Companhia atribui essa variação ao avanço da extensão da rede de gás canalizado em 42 quilômetros, somente no ano passado, o que propiciou o aumento do número de usuários deste segmento no período, passando de 213 para 254 unidades consumidoras (UC´s).

Esse crescimento do número de consumidores que se beneficiam da eficiência dessa fonte de energia é impulsionado pela economia proporcionada pelo combustível.

Agência

Levantamento baseado em pesquisa da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), de março deste ano, indica que a economia dos usuários de GN no segmento comercial está em torno de 50% quando comparado com o gás liquefeito de petróleo (GLP). Esse dado é reforçado por análise recente feita pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), indicando que o Amazonas possui a tarifa de gás natural mais baixa do País nos segmentos industrial e comercial.

Supermercados, restaurantes, hotéis, lavanderias, academias, os principais shoppings de Manaus e o Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz estão entre os usuários de gás natural neste segmento. Nesses empreendimentos, o combustível é utilizado, por exemplo, no aquecimento de fornos e fogões para preparação de alimentos, na climatização de ambientes e em máquinas de secar e de passar roupas de cama, mesa e banho. Portanto, essa variação de aplicação também reforça a onda de crescimento do consumo de gás natural por empreendimentos comerciais, com alto nível de aprovação.

Conforme o empresário Jander Rozendo, proprietário da lavanderia Lavadeira, onde o combustível é utilizado no aquecimento da secadora e da calandra (máquina que serve para passar tecidos), o gás natural é vantajoso. “A economia é fundamental, de 50%, 60% no mês. Hoje, se a gente fosse fazer uma escala de 0 a 10, a gente está na escala 10 (de satisfação)”, destaca .

O diretor-presidente da Cigás, Heraldo Câmara, afirma que a Companhia tem ampliado os investimentos na rede canalizada de gás natural, propiciando as condições de infraestrutura necessárias para o aumento da demanda pelo combustível nos diversos segmentos, com destaque para o comercial que atingiu esse recorde e onde hoje temos empreendimentos de diferentes ramos de atividades.

Segundo ele, o gás natural tem feito a diferença no dia a dia de empreendedores ao proporcionar redução de custos e com isso, contribui para a expansão desses empreendimentos tão relevantes para a nossa economia.

Demais segmentos

Outro segmento que obteve destaque foi o residencial. Foram comercializados em média 4,6 mil metros cúbicos de gás natural por dia, contra 2,4 mil no mesmo mês de 2023, aumento de 90%. Os usuários residenciais chegam a 17.965, sendo estes de conjuntos habitacionais.

No caso do industrial, o volume demandado foi de 180 mil m³/d (em média), variação de 3% no comparativo com fevereiro do ano anterior. Este segmento conta com 72 indústrias do Polo Industrial de Manaus (PIM) de subsetores, como eletroeletrônico, duas rodas, papel e papelão e químico. Os segmentos termelétrico, veicular e autogeração/liquefação registraram consumo médio de 4,3 milhões de m³/d; 23,6 mil de m³/d e 633,3 mil de m³/d, respectivamente.

Benefícios de uso do gás natural

A utilização do gás natural proporciona uma série de benefícios aos usuários. A economia em comparação com outros combustíveis é um deles. Além disso, tem-se o fornecimento contínuo feito por meio de rede de gasoduto subterrânea, a maior segurança e o pagamento pós-consumo.

Outro benefício é o ambiental. A adesão ao GN, em Manaus, representou redução de 73% na poluição provocada pela queima de combustíveis líquidos e de 55% na emissão de gases de efeito estufa (metano e dióxido de carbono). Esses dados foram comprovados por meio de pesquisa produzida, há alguns anos, pela Green Ocean Amazon.

Deve-se destacar ainda que a cadeia do gás natural tem sido mola propulsora para o desenvolvimento socioeconômico do Amazonas por meio da arrecadação de tributos estaduais. Este recurso pode ser utilizado em áreas prioritárias, como Educação, Saúde e Segurança.

Visita técnica

A Cigás dispõe de equipe especializada para realização de visita técnica com o objetivo de esclarecer sobre as qualidades e benefícios do gás natural, bem como realizar levantamento de dados, avaliar infraestrutura e apresentar soluções adequadas às necessidades específicas de cada demandante. Basta entrar em contato pelo (92) 98434-5286 (aplicativo de mensagem).

Tags: gás natural, GNV
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *