Avam 2024: rede estadual inicia aplicação de prova diagnóstica de ensino e aprendizagem

Foto: Divulgação/Euzivaldo Queiroz/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Mais de 119 mil estudantes da rede estadual de ensino do Amazonas farão a primeira edição de 2024, da Avaliação de Verificação da Aprendizagem do Amazonas (Avam), até o dia 19 de abril. A aplicação da prova, que tem como base as Matrizes de Referência de Língua Portuguesa e Matemática utilizadas no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), iniciou nesta quinta-feira (11/04) para os alunos da capital amazonense.

Aplicada desde 2020, a Avam tem o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes e produzir um painel sobre a educação do estado. Em 2024, alunos dos 2º, 4º e 8º anos do Ensino Fundamental e da 2ª série do Ensino Médio realizarão a prova. Essa é a primeira janela de aplicação da Avam neste ano letivo, a próxima acontecerá em agosto.

“A aplicação da Avam tem a finalidade de trabalhar intervenções pedagógicas, com o propósito de fazer a recomposição de aprendizagem em todo o estado. Uma ação deste tamanho mostra o compromisso que o Governo do Amazonas tem pela educação”, diz a secretária executiva adjunta Pedagógica, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, Georgete Monteiro.

A previsão da Secretaria de Educação é que a primeira mobilização de aplicação em massa acabe no dia 19 de abril. Na próxima segunda-feira (15/04), escolas estaduais da região metropolitana de Manaus e demais municípios do interior também começarão a aplicar a Avam. Na capital, são 226 unidades de ensino participantes, enquanto que no interior, 370 escolas completam o quadro.

Indicadores pedagógicos

Os resultados adquiridos a partir das realizações da prova são condensados em relatórios produzidos pela ferramenta “Power BI”, da Microsoft. Com aplicação de diversos filtros (por estudante, turma, município), a identificação dos percentuais de erros e acertos na Avam tornam-se subsídios para o desenvolvimento de políticas públicas.

Esse é o caso, por exemplo, do projeto “Trilhas da Capital”, que oferece, por meio do Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan), cursos de formação para professores. Foi a partir dos resultados da Avam de 2023 que os descritores de maior dificuldade foram identificados e serão trabalhados mais especificamente. Docentes de mais de 70 escolas estaduais em Manaus receberão a formação.

“A Avam nos possibilita identificar os indicadores educacionais, que são interpretados por gestores, pedagogos e restante da equipe diretiva em nossas escolas. A intervenção pedagógica realizada nas escolas vêm dessa prova, a partir de trabalhos, formações, materiais didáticos”, ressalta o coordenador da Gerência de Avaliação da Aprendizagem e Desempenho (Gaade), Eriberto Façanha.

Preparação

Localizada na zona sul de Manaus, a Escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) Roxana Pereira Bonessi é uma entre as mais de 595 unidades de ensino da Secretaria de Educação participantes da Avam. Na escola, mais 120 alunos dos 2º e 4º anos do Ensino Fundamental realizaram a prova.

“Hoje é um dia muito especial para a equipe docente, por conta da oportunidade de testar o nível de ensino e aprendizagem dos nossos estudantes, tanto agora no início do ano, quanto no final, quando temos a segunda janela de aplicação. É uma boa maneira de analisar o trabalho realizado”, finaliza a gestora da unidade de ensino, Eliany Campos.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *