Homem que se passa por motorista de app para estuprar vítimas em Manaus é procurado pela polícia

João Paulo Ferreira Quaresma é investigado por se passar por motorista de aplicativo para dopar, roubar e estuprar. Foto: Divulgação/PC-AM

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do 23° Distrito Integrado de Polícia (DIP), divulga a imagem de João Paulo Ferreira Quaresma, de 39 anos, investigado por se passar por motorista de aplicativo para dopar, roubar e estuprar vítimas em Manaus. O indivíduo possui diversos Boletins de Ocorrência (BOs) registrados em seu nome pela prática criminosa.

Durante coletiva de imprensa, o delegado Alessandro Albino, diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), informou que esse indivíduo é muito perigoso e está se passando por motorista de aplicativo para dopar, roubar e até estuprar as vítimas na capital.

“Pedimos que as pessoas que utilizam esse meio de transporte evitem ingerir água, bombom ou bala oferecida pelo motorista, pois esse é o modus operandi desse infrator. Temos casos registrados em várias delegacias de Manaus e estamos convergindo para a prisão, para que ele seja retirado de circulação da sociedade o mais rápido possível”, ressaltou Albino.

Investigações

Conforme o delegado Rafael Allemand, titular do 23° DIP, as investigações iniciaram após uma mulher procurar a delegacia e informar que na madrugada do dia 18 de dezembro de 2023 foi dopada, roubada e estuprada por um motorista de aplicativo, após sair de um evento no bairro Parque Dez de Novembro, zona centro-sul.

“A vítima entrou no carro por volta das 2h e ficou desacordada após ingerir uma água oferecida pelo motorista. Ela só acordou por volta das 5h jogada em uma rua com várias marcas de violência pelo corpo”, informou o delegado.

Ainda segundo a autoridade policial, o sistema de aplicativo auxiliou em algumas informações que corroboram com as que foram repassadas pela vítima. Durante consulta ao Sistema de Procedimentos Policiais Eletrônicos (PPE), foi verificado que havia vários casos parecidos com o da mulher. Inclusive em alguns Boletins de Ocorrência (BOs), as vítimas reconheceram João Paulo Ferreira Quaresma como autor. Diante disso, foi representada à Justiça pela prisão preventiva dele.

Outro caso

O infrator também é investigado no caso de um jovem de 19 anos. No dia 11 de fevereiro deste ano, por volta das 4h40, o jovem solicitou uma corrida via aplicativo de transporte no bairro Alvorada, zona centro-oeste.

“Quando o carro chegou, o motorista não correspondia com o solicitado no aplicativo, pois aparecia a foto de uma mulher, mas este informou que faria um preço mais barato se o jovem cancelasse a corrida anterior. Após isso, ofereceu água para ele, que só acordou algum tempo depois jogado na beira da rua em um local desconhecido, já sem seu aparelho celular”, contou Allemand.

O titular da unidade policial relatou que há indícios de que João Paulo não atua sozinho, mas as investigações continuam em andamento. Durante uma ação deflagrada na terça-feira (09/04) foi apreendido o veículo utilizado nas ações criminosas.

O autor já possui passagem pela polícia pelo crime de roubo, inclusive já foi preso em novembro de 2017.

Denúncias

A PC-AM solicita a quem reconhecer ou souber a localização de João Paulo Ferreira Quaresma, que denuncie pelo 181, disque-denúncia da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), ou procure diretamente o 23° DIP, que fica localizado na rua Paul Adam, conjunto Shangrilá, bairro Parque 10 de Novembro.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *