Dia Mundial da Saúde: mais de 37 mil já receberam alta de tratamentos do programa RespirAR

Foto: Divulgação/Julcemar Alves/Sedel

Mais de 75 mil amazonenses mudaram a rotina diária de suas vidas por meio do Programa RespirAR, capitaneado pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) e a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), e encontraram na atividade física uma válvula para fugir do sedentarismo. Com a oferta de aulas de pilates solo, mobilidade articular, funcional e exercícios aeróbicos, mais de 37 mil pessoas já receberam alta.

Comemorado no dia 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde é a data em que reflete-se os meios de uma vida mais saudável, desde o hábito alimentar até as rotinas de atividade física. “É papel do estado garantir o bem-estar da população e, por meio do RespirAR, ofertamos serviços de fisioterapia e atividades físicas para o combate ao sedentarismo”, ressalta o secretário de Estado de Desporto e Lazer (Sedel), Jorge Oliveira.

Desde o início das atividades, em agosto de 2021, o programa já realizou mais de 387 mil atendimentos. São mais de 75 mil amazonenses beneficiados por meio do RespirAR e, ao todo, 37.269 membros que já receberam alta dos tratamentos especializados, hoje vivem em plena atividade com novas rotinas de vida.

“A saúde deve atuar de forma intersetorial, com ações que envolvam o tratamento de doenças, reabilitação e a promoção para uma vida cada vez mais saudável. A SES-AM, junto com importantes programas como o RespirAR orienta e incentiva a prática de atividades que promovam a qualidade de vida dos amazonenses”, destaca a secretária de Estado da Saúde, Nayara Maksoud.

Suelem Lamego, moradora do conjunto Oswaldo Frota, conta como sua família é beneficiada com os projetos do Governo do Estado. “Hoje meu filho e meu sobrinho fazem jiu-jitsu no Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci) e eu faço funcional com o Progrma RespirAr, e enquanto eles estão fazendo as atividades deles eu estou na minha aula, e assim vamos em família melhorando nossa saúde”.

Foto: Divulgação/Julcemar Alves/Sedel

Hoje, o programa funciona em 14 núcleos espalhados pela capital amazonense e a perspectiva é que, ainda este ano, chegue ao interior do estado. Os espaços de atendimento funcionam na Vila Olímpica de Manaus, centros de convivência, CAIMIs, policlínicas, e nos estádios de Futebol Carlos Zamith, Ismael Benigno e Oswaldo Frota.

“Eu era totalmente sedentária e o RespirAR mudou completamente minha vida. Agora, acordo cedo, faço minhas atividades diárias e tenho mais qualidade de vida”, disse Kelly Saraiva, que pratica aulas de funcional e pilates no Estádio Carlos Zamith.

Confira todos os núcleos:

– Policlínica Antônio Aleixo

– Policlínica Codajás

– Policlínica João dos Santos Braga

– CAIMI Ada Rodrigues Viana – (Centro de Atenção Integral a Melhor Idade ao Idoso)

– CAIMI Dr. André Araújo – (Centro de Atenção Integral a Melhor Idade ao Idoso)

– Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci – Aparecida)

– Centro Estadual de Convivência da Família – Padre Pedro Vignola – (Cidade Nova)

– Centro Estadual de Convivência da Família Magdalena Arce Daou

– Centro de Convivência da Família – Teonízia Lobo (zona Leste)

– Vila Olímpica de Manaus (zona Centro-Oeste)

– Estádios Carlos Zamith (zona Leste)

– Estádios Ismael Benigno (zona Oeste)

– Estádios Oswaldo Frota (zona Norte)

– Quadra Cauby Branco (São Jorge)

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *