Ufam aprova pesquisa sobre as capturas de tucunarés no torneio de pesca esportiva amigos do Tarumã

Ufam aprova pesquisa sobre as capturas de tucunarés no torneio de pesca esportiva amigos do Tarumã

O torneio de pesca esportiva amigos do Tarumã é considerado um dos maiores do Amazonas (Foto: Divulgação)

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) aprovou uma pesquisa científica sobre as capturas de tucunarés no torneio de pesca esportiva amigos do Tarumã. O Amazonas é considerado pelos milhares de praticantes da modalidade como o oásis da pesca.

Pensando no franco desenvolvimento da atividade no Estado, o finalista do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, o amazonense Gabriel Zumaeta, realizou uma pesquisa a partir dos dados de monitoramento (2014 – 2023) de um dos maiores torneios da modalidade do Amazonas, denominado Amigos do Tarumã que acontece uma vez ao ano, na cidade de Manaus, especificamente nos ambientesaquáticos Tarumã Açú e Tarumã Mirim.

O resultado das análises dos dados de captura e informações referente a metodolodia de aferição (por vídeo soltura) e o tamamho mínimo de captura dos individuos (30 cm) contribuiem para o aumento do tamanho desses peixes ao longo dos anos e que poderiam ser seguidos por demais competições pelo Brasil. Além disso, ajuda no monitoramento da atividade, no compartilhamento de dados reais sobre a pesca em determinadas regiões onde acontece a prática esportiva, consequentemente fortalecem as politicas públicas de ordenamento pesqueiro para o setor.

De acordo com a Professora Mestre Sra. Chiara Lubic e orientadora do Gabriel, a pesquisa teve como objetivo descrever e avaliar as atividades de capturas de tucunarés o Torneio Amigos do Tarumã avaliando os padrões e indicativos de melhoria no Torneio.

Para Gabriel Zumaeta, a aprovação deste trabalho é um primeiro passo de muitos que darei para continuar a ajudar no progresso da atividade, por meio de pesquisas voltadas para o melhor ordenamento pesqueiro, pois nosso principal ofício enquanto engenheiros de pesca, é o de usar com racionalidade os nossos ativos ambientais para que possamos conservar nossos estoques pesqueiros.

A banca julgadora foi composta pelos professores (Msc)Sr. Marcos Mereles e (Msc) Sr. Flávio Ruben , tendo como orientadora a Professora (Msc) Sra. Chiara Lubich.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *