Ipaam inicia ações educativas de prevenção às queimadas e desmatamentos em escolas do interior do AM

Ipaam inicia ações educativas de prevenção às queimadas e desmatamentos em escolas do interior do AM

Escolas do município de Iranduba recebem técnicos de Ipaam para palestras de cunho educativo (Foto: Divulgação/Ipaam)

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), por meio de seu Núcleo de Educação Ambiental (NEA), deu início às ações de educação ambiental em escolas do interior do Amazonas. O objetivo é conscientizar e orientar sobre os impactos das queimadas na saúde e no meio ambiente, buscando prevenir e reduzir os focos de incêndio nos municípios do estado.

As atividades tiveram início no município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), onde os técnicos do Ipaam, Vandete Sousa e Gilmar Costa, estão realizando ações em diversas escolas estaduais do município. Até esta quarta-feira (27/03), mais duas escolas serão contempladas com as atividades de sensibilização ambiental.

O diretor-presidente, Juliano Valente, salienta que ações de educação ambiental são essenciais para que, no futuro, a redução de crimes contra a natureza, como queimadas e desmatamentos, seja cada vez maior e a ocorrência desses crimes seja menor.

“A Educação Ambiental sensibiliza as pessoas sobre a importância e responsabilidade da proteção do meio ambiente. O Ipaam acredita que educando nossas crianças a mensagem chega com maior eficácia até seus pais. O Ipaam trabalha de forma intensiva não só na repressão e na punição administrativa do infrator, mas também nessas ações de orientação nas escolas, que é onde tudo inicia”, pontua o titular do Ipaam.

A equipe do NEA realiza ações de educação ambiental em parceria com as secretarias municipais de Meio Ambiente, alertando para a prevenção de queimadas e ressaltando a necessidade de engajamento de toda a comunidade na proteção do meio ambiente. A iniciativa faz parte do compromisso do Ipaam em promover a conscientização e a preservação dos recursos naturais da região amazônica.

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