Amazonas vence Alvorada e encara RPE Parintins nas quartas de final do returno do Barezão

Onça-pintada assumiu a vice-liderança e vai ter a vantagem do empate na próxima fase. Foto: Divulgação/Deborah Melo/FAF

A 5ª e última rodada da primeira fase do segundo turno do Campeonato Amazonense foi concluída na tarde desta terça-feira (26/03). No Estádio Carlos Zamith, o Amazonas venceu o Unidos do Alvorada por 2 a 0 e confirmou a segunda colocação no grupo A, ultrapassando o próprio adversário, que também segue para as quartas de final, apesar de estar rebaixado na classificação geral. Com um gol em cada tempo, Xavier e Giovanni marcaram os gols da Onça-pintada.

O jogo

Quem chegou primeiro ao ataque foi o Alvorada. Aos nove minutos, bola recuperada para saída rápida, Cocote arrastou pelo meio e enfiou para Cortez, o atacante carregou, deixou a defesa aurinegra para trás e ficou cara a cara com Marcão, mas acabou finalizando por cima do gol. Aos 14 minutos, Xavier achou Levi pelo meio, que girou mandando uma pancada colocada no ângulo, Neneca raspou e a bola explodiu o travessão.

Com paciência, o Amazonas armou uma trama pelo lado direito, Ezequiel lançou Luquinhas no fundo, que arrancou e cruzou para trás, Xavier apareceu como elemento surpresa na área e completou de pé direito para o gol, Neneca chegou a tocar na bola, mas espalmou pro fundo das redes. Onça-pintada na frente aos 18 minutos.

Mais tranquilo com a vantagem em mãos, o Amazonas seguiu trocando passes, envolvendo o Alvorada pelos lados e criando jogadas. Aos 25 minutos, Bruno Dip cruzou para Levi, que bateu de frente, a bola desviou na defesa e saiu pela linha de fundo. Luquinhas cruzou pra área, Rubens ajeitou, e Xavier emendou um chute de voleio, nas mãos do goleiro Neneca, aos 44 minutos.

Aos nove minutos da segunda etapa, o Alvorada acordou na partida e ameaçou o gol aurinegro em duas oportunidades. Primeiro, Cocote puxou pela ponta esquerda, passou pela marcação e chutou para defesa de Marcão. Na cobrança de escanteio, Cocote levantou na área, Thiago Spice cabeceou com perigo, a bola desviada foi pela linha de fundo. O Amazonas respondeu aos 16, Ênio deixou a marcação para trás e deixou ela em Jô, o camisa 7 dominou e bateu cruzado, a bola passou do lado esquerdo da trave de Neneca.

Autor do gol da partida, Xavier quase marcou o segundo em chute de fora da área, mas a bola bateu no travessão aos 22 minutos. Aos 45, com o Amazonas rondando a área, Pedro Bahia cortou pra canhota pela direita e finalizou para defesa de Neneca. Na sequência, Pedro Bahia cruzou do lado direito e cruzou na medida para Giovanni desviar de cabeça e fazer o segundo.

Caboco do Jogo

Ao final do duelo, o volante Xavier, do Amazonas, foi eleito o Caboco do Jogo, premiação oferecida pela Federação Amazonense de Futebol (FAF) ao melhor jogador da partida, por meio de votos de três profissionais de imprensa presentes na partida.

Volante Xavier, do Amazonas, eleito o Caboco do Jogo. Foto: Divulgação/Deborah Melo/FAF

Público e renda

Público presente: 151
Público pagante: 39
Renda: R$585,00

Panorama e próximas partidas

Com a vitória, o Amazonas chegou a sete pontos e fechou na vice-liderança do grupo A. Nas quartas de final, a equipe aurinegra encara o RPE Parintins, que foi o terceiro colocado do grupo B. No jogo único, a Onça-pintada será mandante e terá a vantagem do empate. Na classificação geral, o Amazonas subiu para a quarta posição, com 15 pontos.

Por sua vez, o Alvorada permanece com quatro pontos e terminou na terceira posição do grupo A. Primeira equipe dentro da zona de rebaixamento da classificação geral, no oitavo lugar com cinco pontos, a equipe estreante na elite está rebaixada, mas pode escapar em caso de título no segundo turno, conforme regulamento.

Nas quartas de final, os comandados de Aderbal Lana vão enfrentar o Princesa do Solimões, fora de casa, com a obrigação de vencer durante os 90 minutos para seguir adiante. O time de Manacapuru terá a vantagem do empate.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *