Palacete Provincial celebra 15 anos com programação especial na segunda-feira (25)

Foto: Divulgação/Marcely Gomes/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Na segunda-feira (25/03), o Palacete Provincial, no Centro de Manaus, comemora seus 15 anos de existência com uma programação especial aberta ao público e voltada, principalmente, para o público estudantil, acadêmico e universitário.

Aline Santana, diretora do Departamento de Gestão de Museus da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, adianta detalhes sobre as atividades planejadas para a celebração dessa data.

A diretora explica que a programação foi cuidadosamente elaborada para oferecer informações sobre o patrimônio material e imaterial presente no Palacete Provincial (localizado na praça Heliodoro Balbi, a Praça da Polícia). A programação será dividida em duas partes: manhã (9h às 10h30) e tarde (13h30 às 15h30).

Foto: Divulgação

Pela parte da manhã, a equipe do Departamento de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa vai liderar uma mesa redonda sobre o patrimônio imaterial, com a participação de colaboradores da secretaria e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

E pela tarde, a programação continua com enfoque no patrimônio material, contando novamente com a participação de colaboradores do Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) da secretaria e um convidado especial do Iphan. As atividades contarão com a presença de atrações culturais: pela parte da manhã, Simone Ávila vai cuidar da recepção do público e, pela tarde, o Palacete receberá o cantor Edilson Santana.

Foto: Divulgação/Marcely Gomes/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

O encerramento das celebrações será marcado por um tour guiado pela equipe do DPH pelas dependências do Palacete. Durante o passeio, os visitantes terão a oportunidade de conhecer de perto áreas do prédio que foram restauradas e modificadas para atender ao espaço como o Centro Cultural.

Restauro

O prédio foi fundado em 1874 e, por mais de 100 anos, funcionou como Quartel da Polícia Militar do Amazonas. Em 24 de março de 2005, passou por restauro e foi reinaugurado em 2009, com o espaço sendo aberto para visitação pública e gratuita, recebendo visitantes interessados em conhecer os acervos e coleções de artes dos museus, e que, também, participam dos eventos culturais que acontecem no local, atraindo crianças, jovens e adultos.

Foto: Divulgação/Marcely Gomes/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

O Palacete conta com quatro museus em seu interior, incluindo o Museu da Imagem e do Som do Amazonas, o Museu Tiradentes da Polícia Militar, a Pinacoteca do Amazonas e o Museu de Numismática Bernardo Ramos. O espaço oferece um ambiente para exposições temporárias e diversas atividades culturais.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *