Defesa Civil do Amazonas tem agentes em treinamento no Rio de Janeiro

Defesa Civil do Amazonas tem agentes em treinamento no Rio de Janeiro

Agentes da Defesa Civil do Amazonas participam de capacitação em Percepção e Mapeamento de Áreas de Risco Geológico, no município de Maricá, no estado do Rio de Janeiro. Ao todo, 75 profissionais dos órgãos de proteção e defesa civil de todo o país estão em treinamento. O curso é realizado pela parceria entre a Defesa Civil local e o Serviço Geológico do Brasil, até a sexta-feira (22/03).

O objetivo do curso é transmitir conceitos, critérios e metodologias relacionadas ao diagnóstico, mapeamento e planejamento de intervenções, visando à prevenção de desastres socioambientais, relacionados à movimentação de massa, como deslizamentos, queda de blocos e lascas, rolamentos, corrida de detritos, entre outros.

Alerta

De acordo com o chefe do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil do Amazonas, tenente Charlis Barroso, a preparação ajudará identificar áreas de risco geológico, implementar medidas preventivas e de mitigação visando aumentar a conscientização da população e a preparação para eventos adversos.

“O treinamento abrange uma série de tópicos fundamentais, incluindo técnicas de reconhecimento de padrões geológicos, interpretação de mapas topográficos, análise de dados geoespaciais e avaliação de vulnerabilidades em comunidades locais, tendo em vista que o nosso estado, com sua vasta extensão e complexidade geográfica, apresenta uma gama diversificada de riscos naturais, incluindo deslizamentos de terra, desabamentos, inundações e outros eventos geológicos”, ressaltou o gestor.

A qualificação é voltada exclusivamente para profissionais que atuam nas áreas técnica e operacional, dos órgãos de Proteção e Defesa Civil, e nas ações de redução do risco de desastres geológicos.

Tags: Defesa Civil
Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *