Campanha estadual de combate à tuberculose é lançada em São Gabriel da Cachoeira

Foto: Divulgação/FVS-RCP

Numa mobilização intensiva para enfrentar a tuberculose, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, lançou, nesta terça-feira (19/03), a campanha estadual de combate à tuberculose em São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus).

A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do município que também promove a campanha municipal contra a doença. Nesta terça, a abertura da campanha estadual ocorreu no Centro Juvenil de São Gabriel da Cachoeira.

O município foi escolhido para sediar a abertura da campanha estadual porque apresenta posições altas nos indicadores de vigilância em saúde da tuberculose, que é medido pela quantidade de casos a cada 100 mil habitantes, como maior taxa de incidência de tuberculose no Amazonas (142,8) e primeiro lugar de municípios com coinfecção de tuberculose com HIV (17,9).

Ainda no cenário de tuberculose em São Gabriel da Cachoeira, 80% dos casos são registrados em população indígena, considerada vulnerável por apresentar três vezes mais risco de adoecimento por tuberculose em relação a não indígenas.

“A escolha de São Gabriel da Cachoeira como sede da abertura da campanha estadual ressalta que a FVS-RCP está vigilante diante dos desafios enfrentados pelo estado no combate à tuberculose, reforçando o compromisso da Fundação em promover ações integradas e colaborativas para fortalecer a saúde pública nos municípios do Amazonas”, afirma Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP.

Com o tema “Prevenção é a melhor estratégia”, a campanha é voltada para profissionais de saúde de São Gabriel da Cachoeira. Entre os participantes da iniciativa está também Altair Farias, representante do Ministério da Saúde especificamente em Saúde Digital, além de equipes do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Rio Negro, DSEI Yanomami e municípios do entorno de São Gabriel da Cachoeira, como Barcelos e Santa Isabel do Rio Negro (a 399 e 630 quilômetros de Manaus, respectivamente).

“O Amazonas vem trabalhando com a prevenção como melhor estratégia para expandir o tratamento preventivo da tuberculose como principal estratégia para eliminarmos a tuberculose como problema de saúde pública”, enfatiza Lara Bezerra, coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose no Amazonas, iniciativa integrante à FVS-RCP.

Pela Fundação, também participa da ação Viviany Mesquita, da Gerência de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis; e Adriana Ayden, do Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM).

Segundo Juarez Saraiva, coordenador do Programa de Tuberculose de São Gabriel da Cachoeira, a ação da campanha no município reforça o engajamento da população no combate à doença. “É de importância muito grande receber a equipe para trazer tecnologia, novas expertises para fortalecer a luta contra a tuberculose, reduzindo os indicadores do município”, disse.

Guia de acompanhamento

Durante a abertura da campanha estadual, a FVS-RCP lançou o guia de acompanhamento dos casos de tuberculose, uma ferramenta estratégica para estimular o paciente a seguir com a adesão ao tratamento. “Essa é uma tecnologia educativa com orientações sobre a doença, seu acompanhamento, a importância dos contatos serem examinados para fortalecer a adesão ao tratamento”, completa Lara.

Campanha

O lançamento da campanha estadual de combate à tuberculose marca o início de uma programação que inclui capacitações, alinhamento de fluxo de rotina, visitas à Casa de Saúde Indígena, laboratório e Unidade Básica de Saúde.

Programação

Na programação da campanha de combate à tuberculose de 2024, já foram realizados webinars sobre manejo, diagnóstico e tratamento da tuberculose, em 6 de março, e sobre infecção latente da tuberculose, em 14 de março, pelo YouTube da Telessaúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *