30/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Episódios do web programa ‘Música do Norte – Temporada Parintins’ têm produção de artistas das periferias de Manaus

Publicado em 18 de março, 2024

Foto: Divulgação

Os artistas André Cavalcante, Juan Lopes, Zion Simas e Rafael Rodrigues atuaram na produção dos episódios do web programa “Música do Norte – Temporada Parintins”, que será lançado no próximo mês. A atividade é resultado das ações do projeto Perifacine, que durante os dias 9, 21 e 23 de fevereiro de 2024, ofereceu no Centro de Convivência Padre Pedro Vignolia, localizado na Cidade Nova, zona Norte de Manaus, oficinas gratuitas de direção de produção audiovisual para artistas que buscam utilizar o audiovisual como ferramenta de trabalho. Além de participarem das gravações do web programa, os selecionados receberam uma bolsa de R$ 300.

A primeira edição do projeto Perifacine, é uma iniciativa da Pedra de Fogo (@pedradefogo), produtora de projetos independentes voltados aos segmentos artísticos e de formação. Desde 2019, já produziu atividades como “Bemdito sião: cultura e empoderamento na escola” e a série “Recabanos”, indicada ao Prêmio Mapyngua Nerd nas categorias melhor roteiro e colorista em sua HQ de estreia.

Segundo a produtora executiva e instrutora, Isis de Manaus, o projeto PerifaCine tem como principal objetivo democratizar o acesso do audiovisual nas periferias de Manaus.

“Ao longo de uma semana realizamos a oficina “Direção de produção audiovisual” e ao fim do processo junto com os bolsistas gravamos a parte de estúdio dos três programas do Música do Norte, que será lançado no mês que vem. Então durante a aula prática, a equipe montou o set, organizou o cenário e realizou a revisão de roteiro, enfim, participou de todo o processo de gravação nessa parte do estúdio”, conta Isis.

O artista Zion Simas participou das ações do projeto Perifacine e destaca a importância de iniciativas que fomentem a arte no Amazonas. “Foi muito bom aprender sobre audiovisual, ver isso na prática. Claro que gravar um web programa é muito novo, nunca participei disso, apesar de ter vindo de uma era de web programas. Assim, me sinto muito feliz e honrado em fazer por ele ter feito parte do Perifacine”, afirma Simas.

O projeto Perifacine foi contemplado pelo edital Programa Manaus Faz Cultura 2023, da Prefeitura de Manaus, e atende ao Programa de Cultura Itinerante do município.

Música do Norte

Gravado durante o Festival Folclórico de Parintins de 2023, a terceira temporada do web programa “Música do Norte” pretende impulsionar a valorização de uma dos maiores eventos realizados no Norte do Brasil. Com a missão de celebrar as tradições e promover a diversidade cultural da região, o programa se destaca como uma plataforma dedicada à preservação e difusão das raízes musicais e folclóricas da Amazônia.

Através de entrevistas com personalidades locais, o “Música do Norte” que estreia no mês de abril mergulha no universo do boi-bumbá, destacando a importância histórica e artística dessa manifestação cultural.

Veja mais notícias em Entretenimento

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.