Boi Garantido inicia trabalhos nos galpões de alegorias com missa em ação de graças

Boi Garantido inicia trabalhos nos galpões de alegorias com missa em ação de graças

Momento marca oficialmente o início dos trabalhos do Boi da Baixa do São José em busca do campeonato de 2024 (Foto: Divulgação)

Os artistas do Boi Garantido entram na terça-feira (19) nos galpões de alegorias para a execução do projeto de arena “Segredos do Coração” rumo ao 33º titulo no Festival Folclórico de Parintins. Para marcar a entrada dos trabalhadores, uma missa foi em ação de graças foi celebrada no Curral Lindolfo Monteverde (Cidade Garantido), presidida pelo Padre Ruy Canto e Padre Luiz Carlos, que reuniu a diretoria, itens oficiais, sócios, torcedores, artistas e a comunidade parintinense, que juntos, agradeceram pelas bênçãos alcançadas e pediram proteção para mais uma temporada bovina do Boi do Povão.

Um momento marcado de muita emoção e fé, com os hinos “Nossa Senhora de Parintins” e “Boi do Carmo”, naz vozes de David Assayag e Israel Paulain, foi o ato simbólico de bênção aos EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) dos trabalhadores do Boi Garantido, feito pelo padre Ruy Canto. Em seguida, a imagem de Nossa Senhora do Carmo fez uma pequena procissão pelo curral, tendo como uma das condutoras, a herdeira viva de Lindolfo Monteverde, Dona Maria. Em seguida, aconteceu a benção com a água sagrada, sob todos os presentes na celebração.

De acordo com o planejamento artístico que vem sendo desenvolvido pela Comissão de Artes do Bumbá, neste ano de 2024, o Boi Garantido vai apresentar um espetáculo grandioso, ousado e vitorioso, tanto na formatação alegórica, quanto nos detalhes técnicos.

O presidente Fred Góes destacou que a importância da missa em ação de graças, é a renovação da fé, e entregar nas mãos de Nossa Senhora do Carmo, é ter a certeza de um trabalho tranquilo, com segurança e harmonia.

A união de todos os artistas também foi destacada pelo presidente. “Este é um momento de reencontro, reencontro do Garantido com a comunidade artística, a comunidade que faz o boi. São essas pessoas que vão passar três meses dentro do galpão trabalhando, dando o seu melhor para que a gente leve um boi realmente campeão para a arena” disparou Fred Góes.

Preparo dos Galpões

Para proporcionar um trabalho de qualidade e garantir a segurança dos artistas encarnados, o galpão central de alegorias passou por reparos e adequações na estrutura física, no sistema elétrico, no telhado e iluminação, além da restauração dos banheiros e a reconstrução do refeitório onde os trabalhadores fazem suas refeições diárias. Outro ponto importante, é que todos os artistas receberão seus EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual), como terão também o funcionamento da Sala de Enfermagem com profissionais da área qualificados, atuando durante o período de trabalho. Isso tudo faz parte do cuidado da gestão para que os artistas tenham condições necessárias para trabalhar.

Todos os espaços estão sendo reorganizados e subdividos, Kaçauerés (responsáveis de empurrar as alegrias) juntamente com outros trabalhadores, tem feito o deslocamento das estruturas alegóricas dos galpões e fazendo o reposicionamento dos módulos dentro do barracão central. Todo esse processo tem a supervisão do Coordenador de Galpão, Osório Melo e do Sub. Coord. de Galpão, Antônio Cansanção.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *