Em 5 dias, rio Negro sobe 14cm em Manaus, aponta boletim da estiagem

Em 5 dias, rio Negro sobe 14cm em Manaus, aponta boletim da estiagem

O Governo do Amazonas, por meio do Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Situação de Emergência Ambiental, divulga o boletim com informações atualizadas sobre a estiagem no estado, desta sexta-feira (15/03). Nos últimos dias, o nível do Rio Negro, em Manaus, subiu 14 centímetros.

Calha do Juruá

Nos últimos 5 dias a estação de referência no rio Juruá, situada em Itamarati, registrou subiu 41 cm. Na região próxima a nascente da calha, Guajará (Cruzeiro do Sul) nos últimos 5 dias o nível do rio desceu 178 cm, em Ipixuna o nível subiu 12 cm nos últimos 5 dias.

Calha do Purus

Na foz do rio em Beruri, registrou nos últimos 5 dias uma subiu de 8 cm.

Calha do Madeira

Em Humaitá entre os últimos 5 dias desceu 188 cm..

Calha do Solimões

Nos últimos 5 dias, a estação de referência em Tabatinga subiu 18 cm. Em Fonte Boa nos últimos 5 dias desceu 1 cm. Em Manacapuru o rio subiu 10 cm nos últimos 5 dias.

Calha do Amazonas

Em Itacoatiara, foi registrado nos últimos 5 dias, uma subiu de 15 cm.

Calha do Negro

Na porção média da calha, no município de Barcelos, foi registrada uma subida de 6 cm. Em Manaus, nos últimos 5 dias, houve uma elevação de 14 cm.

Emergência

Todos os 62 municípios amazonenses estão em situação de emergência. Segundo dados da Defesa Civil, o Amazonas tem 637 mil pessoas afetadas até o momento pela seca severa, ou 159 mil famílias.

O número de pessoas e famílias afetadas pela estiagem no estado é dinâmico e baseia-se nas informações disponibilizadas pelos municípios que alimentam o S2iD – Sistema Integrado de Informações sobre Desastres da Defesa Civil.

Esses números são atualizados e corrigidos diariamente, podendo sofrer alterações para mais ou para menos, de acordo com os ajustes realizados pelas autoridades municipais, visando a precisão dos dados.

O Comitê foi instituído pelo governador Wilson Lima, no dia 29 de setembro. O governador também anunciou medidas para reforçar as ações do Governo, que já estão em andamento, por meio da operação Estiagem 2023.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *