Encontro do Selo Unicef é realizado em Coari

Foto: Divulgação/Tiago Corrêa/UGPE

O Governo do Amazonas e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) promoveram, nesta quarta-feira (13/03), o “Encontro Selo Unicef – Avaliando Conquistas e Identificando desafios”, no município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus). O objetivo do evento foi fortalecer as equipes municipais e tratar sobre a realização do II Fórum Comunitário que cada município realizará.

O encontro, realizado no Auditório Municipal Silvério Nery, bairro União, foi promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e Unicef, com apoio da Prefeitura de Coari e da Visão Mundial, organização que apoia a implementação do Selo no Amazonas.

De acordo com o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, o Estado atua como facilitador, apoiando os municípios na execução das ações necessárias para a obtenção do selo. O encontro em Coari, afirma, representa uma oportunidade para promover a integração e oferecer suporte técnico aos municípios para o cumprimento das atividades programadas.

Participaram do encontro, representantes das secretarias estaduais e municipais, juntamente com os mobilizadores da assistência social, da educação e da saúde e os articuladores do Selo Unicef dos municípios do Rio Solimões: Anori, Coari, Codajás, Anamã, Tefé, Japurá, Maraã, Juruá, Uarini, Alvarães, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Tabatinga, São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo Antônio do Iça, Tonantins, Juruá e Fonte Boa.

Foto: Divulgação/Tiago Corrêa/UGPE

Segundo a chefe do escritório do Unicef em Manaus, Débora Nandja, o Selo Unicef é implementado nos municípios, porém, é o Governo do Estado quem monitora, apoia e capacita essas localidades, proporcionando-lhes maior envolvimento e engajamento nas atividades.

“Esta é a reta final para os municípios consolidarem os esforços da gestão e entrega de políticas, programas, projetos e serviços que buscam assegurar uma vida melhor para cada criança e adolescente, o que, por sua vez, beneficia toda a sociedade”, concluiu.

Desafios

A articuladora do Selo no município de Juruá, Emília Mendes, destacou a importância do evento e os desafios enfrentados.

“É um encontro muito importante. Em nosso município, enfrentamos alguns desafios ao longo desta edição, mas estamos confiantes que conseguiremos alcançar o tão sonhado Selo Unicef. Então, durante o encontro é o momento ideal para obter conhecimento sobre o que ainda precisamos fazer e tirar todas as dúvidas sobre a realização do 2º Fórum Comunitário, que é um momento esperado por todos para o encerramento e celebração das atividades do Selo”, frisou.

Fórum Comunitário

O Fórum é um item obrigatório dentro do Eixo III da Participação Cidadã e Gestão por Resultados a ser realizado por todos os municípios em cumprimento às metas do Selo Unicef. Serão avaliadas as atividades do Plano de Ação Municipal, para pontuar na certificação.

A metodologia aplicada pelo Unicef inclui implantação e monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir, por exemplo, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a alcançar pelo menos 8 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), agenda global acordada pelos estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU).

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *