Programa Atem Vida e Saúde reúne especialistas para falar sobre saúde feminina

Programa Atem Vida e Saúde reúne especialistas para falar sobre saúde feminina

Roda de conversa faz parte da campanha Março Lilás, Amarelo e Azul Marinho (Foto: Divulgação)

O programa “Atem Vida e Saúde” promoveu no início de março uma roda de conversa com especialistas para tratar sobre câncer do colo do útero (tema do Março Lilás) e endometriose (Amarelo), doenças que merecem atenção constante do público feminino. O evento também tratou sobre câncer colorretal, alvo do Março Azul Marinho.

O Grupo Atem reuniu dois especialistas, a ginecologista Gabriela Bentes e o cirurgião oncológico Jeancarllo Silva, para tratar sobre o tema junto aos colaboradores.

Um dos temas mais abordados foi sobre como prevenir o câncer de colo do útero – por meio de exames preventivos e vacina contra o HPV.

“São doenças muito comuns na população feminina e que podem levar a uma série de prejuízos funcionais, psicológicos e que podem limitar as atividades diárias. É muito importante falar sobre porque o Amazonas, por exemplo, é o líder nos casos de câncer de colo de útero. É uma doença prevenível e tratável, com altas chances de cura”, afirma a ginecologista Gabriela Bentes.

Jeancarllo Silva alerta que deixar de realizar um exame preventivo anual é um fator preocupante para as mulheres. “O principal fator, de verdade, é a informação e o acesso limitado ao serviço de saúde. Prevenção com consultas rotineiras é fundamental. Teve relações sexuais, precisa fazer”, asseverou o especialista.

O programa está em funcionamento há três anos. “Temos um calendário anual de eventos voltados para a saúde e bem-estar, e todo mês reservamos um tempo para discutir temas importantes nessa área”, disse o CEO do Grupo, Fernando Aguiar.

“O nosso projeto busca esse reencontro consigo mesmo, para que possamos refletir e realinhar rotas. Entender como nosso estilo de vida pode impactar na nossa qualidade de vida, quais os processos que podem ser desenvolvidos para não termos gatilhos emocionais que provocam doenças. O que temos feito com aquilo que nos fere?”, salientou a psicóloga do Grupo Atem, Tatiana Nogueira.

Uma das funcionárias presentes no evento foi Brenda Brasão, 27, da coordenação do Departamento de Comércio Exterior. Para ela, o encontro foi proveitoso e serviu de alerta para quem deixa a saúde para depois.

“Trazer o assunto à tona e gerar um debate é muito importante, porque muitas vezes a gente não dá muita atenção por conta dos outros problemas do dia a dia, e a saúde é algo inadiável. Precisa cuidar.”

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *