26/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Amazonprev faz última chamada para censo de aposentados e pensionistas do Estado

Publicado em 13 de março, 2024

Amazonprev faz última chamada para censo de aposentados e pensionistas do Estado

Atualmente, 4.680 segurados residentes em Manaus e em outras cidades do Brasil ou do exterior, ainda não fizeram o Censo Previdenciário da Amazonprev. A data limite para este grupo foi estendida para 29 de março de 2024 e não poderá mais ser prorrogada. Conforme prevê o Decreto Nº 48.112, de 20 de setembro de 2023, os pagamentos daqueles que não cumprirem à determinação serão suspensos e liberados somente após regularização.

De acordo com o coordenador de previdência da Amazonprev, Alan Cardec, o Censo Previdenciário dos aposentados e pensionistas que moram na capital amazonense e os que se encontram fora do Estado iniciou em maio de 2023.

Censo

“Nós temos até agora, 29 de março, para concluir o Censo Previdenciário desse primeiro grupo que iniciou no ano passado. Esse prazo já foi prorrogado por duas vezes e não podemos estender mais. Os que já fizeram o Censo em 2023 estão em situação regular e não precisam vir novamente. Mas quem não fez, há a necessidade de fazer. Caso contrário, nós vamos ter que cumprir a determinação do Decreto Governamental que prevê a suspensão dos proventos de aposentadoria”, destacou Alan Cardec.

Os aposentados e pensionistas que moram em Manaus devem fazer o Censo exclusivamente de forma presencial. Para tanto, é preciso agendar o atendimento no site www.amazonprev.am.gov.br, por meio do link “Censo Previdenciário”.

Agendamento

No momento do agendamento, o aposentado ou pensionista pode escolher entre um dos locais disponíveis. São eles: o prédio anexo da Amazonprev, com entrada pela rua Ipixuna – Centro; o Cetam Aníbal Beça da Avenida Autaz Mirim, na zona leste ou o Cetam do bairro Dom Pedro, zona Centro Oeste.

Para os aposentados e pensionistas que residem em outras cidades do Brasil ou no exterior o procedimento deve ser feito de forma on-line, marcando essa opção no momento de acesso ao link “Censo Previdenciário”. Nesse formato, é preciso digitalizar os documentos solicitados e anexar juntamente com um autorretrato (selfie) do segurado.

Em ambos os casos, o procedimento deve ser feito na presença do próprio segurado, não sendo permitida a realização por terceiros ou mesmo por procuração. Todos os documentos devem estar em formato original, sem rasuras e em bom estado de conservação.

Para outras informações ou esclarecer dúvidas, o segurado pode entrar em contato pelo número 0800 800 3400, por meio de ligações ou mensagens de whatsApp.

Visita domiciliar

As pessoas com dificuldade de locomoção, precisam solicitar a visita domiciliar também pelo link do Censo, no site da Amazonprev. Ao acessar a página, informar CPF e local de residência, o segurado deve marcar a opção “visita domiciliar”, preencher as informações necessárias e anexar o laudo médico que comprove a condição do segurado, com data de emissão de no máximo noventa dias.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.