Prato Cheio: desafios do mercado de trabalho é tema de oficina para usuários da cozinha Parque São Pedro

Foto: Divulgação/Seas

O Governo do Amazonas, por intermédio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), está realizando oficinas sobre “Os desafios do mercado de trabalho” em várias zonas da capital amazonense. O público-alvo da ação são os usuários das quatro cozinhas populares do Prato Cheio. Os trabalhos iniciaram na manhã desta terça-feira (27/02), na cozinha do Parque São Pedro (Carbrás), zona Oeste de Manaus.

Cerca de 33 usuários do aparelho público, entre jovens, adolescentes adultos e idosos, em sua maioria pessoas em situação de vulnerabilidade, participaram do evento. O público recebeu orientações sobre como se preparar para o mercado de trabalho, envolvendo desde o ensino básico, à qualificação profissional, e ainda a elaboração de curriculum vitae.

A assistente social Erica Pinheiro Rodrigues, do Programa Prato Cheio, destacou na palestra a importância de como o candidato a uma vaga de emprego deve se comportar na entrevista. Ela lembrou que não basta ter um bom currículo, outros fatores são importantes como o cuidado com a aparência, mostrar interesse pela atividade que está sendo oferecida pela empresa, chegar no horário combinado, entre outros.

Mercado competitivo

Outro destaque da palestra foi direcionado para quem trabalha na informalidade, Erica Pinheiro Rodrigues informou dos vários desafios e oportunidades oferecidas pelo mercado de trabalho, de acordo com as habilidades de cada um. A assistente social apontou alternativas como venda de salgados, churrasquinho, trufas, serviços de costura, manicure, cabeleireiro, brechó e uma infinidade de oportunidades, que podem levar o interessado a se tornar um empreendedor.

“Tudo isso exige esforço, vontade de aprender, fazer cursos de qualificação profissional oferecidos pelo poder público de forma gratuita, a exemplo dos cursos oferecidos pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), em vários pontos da cidade; do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae/AM), entre outros”, mencionou a palestrante.

Ao participar da palestra, Felipe Dias, 23, se deu conta da necessidade de terminar os estudos. Ele desistiu no terceiro ano do ensino médio. “Reconheço que errei, mas hoje me dei conta de que não posso desistir dos meus sonhos e vou voltar a estudar, nem que seja para fazer o supletivo”, disse. O jovem foi orientado a, paralelamente, fazer cursos de qualificação profissional que o mercado está oferecendo.

Ezequias Santos, 59, agradeceu as orientações recebidas e lamentou não ter tido oportunidade de ter a formação escolar completa, por morar no interior. “Mesmo assim, nos últimos anos fiz vários cursos de qualificação profissional, em igrejas, clubes de mães, tendo aprendido a fazer bolos, tortas, bolsas, tapetes e muito mais”, frisou.

Parque Mauá e Aleixo

As oficinas sobre mercado de trabalho prosseguem nessa quarta (28/02), na cozinha do Parque Mauá, zona Leste, e na quinta (29/02) na cozinha do bairro Aleixo, na zona centro-sul.

Todos esses aparelhos públicos são mantidos pelo Governo do Amazonas, sob o comando da Seas, oferecendo sopa gratuita e pão aos usuários, de segunda a sábado, das 11h às 13h. Cada pessoa atendida tem direito a 1 litro do alimento, de sabores variados.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *