Avanço das obras do Prosamin+ tem impacto positivo no BID

Avanço das obras do Prosamin+ tem impacto positivo no BID

Os avanços nas frentes de obras do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) surpreenderam o líder da Divisão de Água e Saneamento no Brasil e coordenador dos Países do Cone Sul do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Gustavo Méndez.

“É impressionante a quantidade de frentes de obras em execução”, disse Méndez, diante dos resultados apresentados pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), durante reunião de avaliação, em Brasília.

O programa, cujo contrato de empréstimo foi assinado no início de 2023, está caminhando, nas palavras de Méndez, “melhor do que se havia programado”.

De acordo com a apresentação feita pelo secretário da UGPE, Marcelus Campêlo e pelo subcoordenador de Planejamento, Leonardo Barbosa, o Prosamin+ já tem em andamento sete frentes de obras na área da Comunidade da Sharp e outras cinco na Manaus 2000, além de um conjunto residencial.

“Há expectativa de entrega, até dezembro, de 280 unidades habitacionais e do reassentamento de mais de 1.060 famílias. O programa já reassentou, até o momento, mais de mil famílias”, afirma Campêlo.

Obras

Entre as obras em andamento estão as de esgotamento sanitário e abastecimento de água, macro e microdrenagem, terraplenagem, sistema viário, unidades habitacionais, e uma ponte na avenida Grande Circular, intervenção importante para prevenir alagações na área. Também avançam demolições gerais, supressão vegetal, limpeza de áreas degradadas, remoções e transporte de materiais, mudanças de moradores e remanejamento, entre outros.

Outra obra já iniciada é a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Raiz, em uma área remanescente do Prosamin II, na zona sul. Construída pela concessionária de serviços de água e esgoto do Município, a Manaus Ambiental, a ETE Raiz faz parte do acordo de cooperação firmado entre Estado e Prefeitura de Manaus, por meio do qual o governo doou o terreno para a concessionária construir a estação de tratamento. A estação irá receber os efluentes trazidos pela rede de esgoto construída pelo Prosamin+.

Agilidade nas contratações

De acordo com Leonardo Barbosa, cerca de 88% dos recursos da fonte de empréstimo junto ao BID já foram contratados. De 80 milhões de dólares financiados, já contratamos 70 milhões, o que demonstra a eficiência da UGPE na estratégia de planejamento com as contratações antecipadas e na condução dos processos de licitação. Os grandes contratos foram assinados, com anuência do BID, antes mesmo da assinatura do próprio contrato de empréstimo que viabilizou a operação de crédito internacional”, observa.

Programa

Para Leonardo Barbosa, alguns fatores, além da agilidade nas contratações na fase inicial do Programa, foram preponderantes no avanço rápido das obras, dentre os quais, a determinação do governador Wilson Lima em acelerar o reassentamento das famílias para retirá-las do risco de alagação e, assim, evitar problemas como os que aconteceram nas chuvas do ano passado, quando muitas famílias perderam casas e demais pertences. Com isso, quase 50% da meta de reassentamento foi concluída em um ano, de um programa que vai durar cinco anos.

 “O sucesso na retirada de muitas famílias em tempo recorde viabilizou a liberação de diversas frentes de obras antes do previsto, possibilitando, assim, o avanço, acima do esperado, na execução das obras”, ressaltou.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *