Internos dos grupos LGBTQIAPN+ na Unidade Prisional do Puraquequara participam de ação de saúde

Foto: Divulgação/Seap

Nesta terça-feira (20/2), na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), a Secretaria de Administração Penitenciária do Estado do Amazonas (Seap) promoveu uma ação de disponibilização de medicamentos de profilaxia pré-exposição (PrEP) e pós-exposição de risco à infecção pelo HIV (PEP), aos internos pertencentes aos grupos LGBTQIAPN+ do sistema prisional do Estado.

A ção foi realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), com o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo do Amazonas (GMF/TJAM).

A ação é um marco para o sistema penitenciário do Amazonas e tem como objetivo principal assegurar o acesso da população carcerária do Amazonas a medidas de prevenção combinada, a profilaxia pré-exposição (PrEP) e a profilaxia pós-exposição (PEP) ao HIV.

Foto: Divulgação/Seap

Considerando que o tratamento já estava disponível para a população em geral, este evento representa uma integração entre diversos setores, incluindo secretarias de Estado, poder judiciário, organizações da sociedade civil e outros parceiros dedicados à promoção da saúde e da dignidade daqueles que estão privados de liberdade.

Participaram da solenidade o secretário de Estado de Administração Penitenciária, coronel Paulo César; a diretora-presidente da FVS-AM, Tatyana Amorim; o coordenador do Núcleo de Atendimento Prisional (NAP), defensor público Theo Eduardo Costa; o juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Amazonas, Saulo Góes Pinto; a coordenadora estadual do Programa Fazendo Justiça do Conselho Nacional de Justiça, Luanna Marley, e representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da Associação de Travestis, Transexuais e Transgêneros do Estado do Amazonas (Assotram).

“Estamos diariamente nas unidades prisionais cumprindo a missão do governo do Estado, que é levar dignidade às pessoas privadas de liberdade. A ação de hoje é um marco para o sistema penitenciário do Amazonas, fruto de um trabalho integrado com os órgãos parceiros, que visa não somente a promoção da saúde, mas a oferta de educação e qualificação profissional ao público LGBTQIAPN+”, declarou o coronel Paulo César.

“Este é um momento de avanço e enfrentamento contra o HIV/Aids e as Infecções Sexualmente Transmissíveis. A Fundação de Vigilância em Saúde segue apoiando o fortalecimento da prevenção e identificação de forma precoce que é importantíssima para que possamos reduzir a incidência de casos e o número de Aids avançada. E essa é mais uma estratégia de aproximar a saúde para o público de interesse, como os privados de liberdade”, complementou Tatyana Amorim.

PrEP e PEP

A profilaxia pré-exposição (PrEP) e a profilaxia pós-exposição (PEP) são estratégias preventivas utilizadas no contexto da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). Ambas visam reduzir o risco de infecção pelo HIV, mas são aplicadas em diferentes momentos.

A PrEP envolve o uso regular de medicamentos antirretrovirais por pessoas que não têm o HIV, mas que estão em maior risco de serem expostas ao vírus.

A PEP é uma intervenção de emergência que envolve o uso de medicamentos antirretrovirais após uma possível exposição ao HIV.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *