Leda Mara é a mais votada para concorrer pelo AM a vaga no STJ

Foto: Divulgação

A eleição interna do Ministério Público do Amazonas (MPAM), para escolha de lista sêxtupla que concorrerá a vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ), terminou com vitória da promotora de Justiça Leda Mara Albuquerque. Ela obteve 99 votos, contra 36 do procurador-geral de Justiça do Estado, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior.

Foram registrados ainda 12 votos brancos e 1 nulo.

Entenda

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) realiza a escolha de substituto para a vaga da ministra Laurita Vaz, que acaba de se aposentar. Como Laurita é oriunda do Quinto Constitucional do Ministério Público, os MPs do Brasil inteiro têm direito a indicar lista sêxtupla para o STJ. No Amazonas, apenas a ex-procuradora-geral Leda Mara Albuquerque e o atual procurador-geral, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, se candidataram.

Mesmo sem necessidade – porque o MPAM pode indicar seis e havia apenas dois candidatos – a eleição foi realizada.

Leda Mara é esposa do ex-senador João Pedro Gonçalves, atual vice-presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). João é tido como um dos amigos mais próximos do presidente Lula.

Várias fontes do portal avaliam que Leda Mara vira favorita se chegar à lista tríplice, de onde sairá o (a) novo (a) ministro (a), a partir de decisão direta de Lula.

A escolha da lista tríplice, no entanto, é feita pelos atuais ministros do STJ, que retirarão os três de todas as listas sêxtuplas enviadas por todos os Estados.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *